Um novo Lamborghini não surge com frequência. Sempre à frente do seu tempo, a Lamborghini não precisa projetar novos modelos para acompanhar a concorrência. O Huracán ainda parece algo que alienígenas trariam à Terra em algum filme de Hollywood no futuro.
Mas ele já tem 10 anos, e os engenheiros da sede da Lamborghini em Sant'Agata Bolognese já têm seu sucessor pronto. Conheça o Lamborghini Temerario 2025. Ele tem dois cilindros a menos que o Huracán, mas a potência híbrida compensa essa ausência. A Lamborghini ainda não revelou o preço, mas espera-se que comece em quase US$ 300.000.
4 Litros, 3 Motores Elétricos, 2 Turbos, 1 Carro Rápido
Sob o capô, encontra-se um V8 biturbo de 4,0 litros que gera 789 cavalos de potência sozinho. Um trio de motores elétricos aumenta essa potência para 907 cv e 74,38 kgf·m de torque. Sim, dois turbos e três motores elétricos. Você esperava moderação?
A Lamborghini construiu as bielas em titânio e fundiu o bloco do motor com um tipo especial de alumínio desenvolvido para esportes a motor, não para carros de consumo.
A potência é transmitida por uma transmissão automática de dupla embreagem de 8 marchas para as quatro rodas.
No total, a Lamborghini diz que o carro faz de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 338 km/h.
Som Esculpido
Os engenheiros estavam preocupados que o turbo e a assistência híbrida comprometessem o som esperado de um Lamborghini. Então, eles projetaram o escapamento em parte com base no som dentro da cabine. “Os engenheiros de som também conseguem transportar a acústica agradavelmente esportiva para o interior e, ao mesmo tempo, enfatizam as frequências desejadas por meio de peças e painéis leves”, diz a empresa.
Mas o som também é amplificado artificialmente.
Hexágonos por Toda Parte
O Temerario exibe o icônico formato de cunha agressiva de todos os Lambos modernos. Entradas de ar proeminentes na linha dos ombros dão a ele uma forma mais de ampulheta do que seu antecessor.
A maioria dos designers de automóveis trabalha com faróis excepcionalmente finos, agora que os LEDs permitem isso. Mas o visual é mais ameaçador em um Lamborghini. Este carro estreitou seus "olhos" para você.
As luzes diurnas hexagonais são totalmente novas e como nada que vimos antes. A Lamborghini afirma: “O conceito de hexágono pode ser encontrado como o principal tema de design em todo o carro: na carroceria principal, nas entradas de ar laterais, nas lanternas traseiras e no notável escapamento hexagonal.”
O Conceito do Interior? 'Sinta-se como um Piloto'.
Por dentro, a Lamborghini diz que os designers buscaram criar a sensação de um cockpit de jato. “A combinação de telas digitais e botões mecânicos e físicos, como o icônico botão de partida ou o volante inspirado em carros de corrida, resulta na experiência única de ‘interação do piloto’”, diz Mitja Borkert, chefe de design.
A Lamborghini cedeu a alguns confortos que talvez não tivesse há 10 anos. Os bancos esportivos com 18 ajustes elétricos são aquecidos e ventilados.
O tema hexagonal continua no interior. Aparece nas saídas de ar, no câmbio e até nos ícones da tela central de 8,4 polegadas. Apple CarPlay e Android Auto são de série.
Alguns carros de luxo em 2024 começaram a oferecer telas de entretenimento separadas para os passageiros. A Lamborghini tem sua própria abordagem para o conceito. O passageiro (ou “copiloto”, segundo comunicados da empresa) tem sua própria pequena tela.
Mas ela não exibe filmes nem jogos. Exibe apenas “informações de condução e funções do veículo”, diz a Lamborghini. Seu entretenimento é a própria viagem.
Você pode conferir o preço certo para a linha da Lamborghini clicando aqui ou acessando nosso site kbb.com.br
Veja também:
>> Aston Martin Vanquish 2025: Um V12 para a Era dos Veículos Elétricos
>> KBB NA GRINGA! Volkswagen atualiza Taos nos EUA
>> EV5: Kia lança seu primeiro elétrico no Brasil