A JAC anda preocupada em mostrar que está mais viva do que nunca. É compreensível, já que entrou, com o grupo SHC, em recuperação judicial há pouco tempo, como a KBB publicou em primeiríssima mão. Desde então, a marca já ocupou as manchetes com uma série de notícias positivas. Anunciou, por exemplo, as vendas do E40, provavelmente o segundo carro elétrico mais barato do Brasil, atrás do Zotye E200-Pro. Nesta quarta (20), também colocou em pré-venda o T80, seu primeiro crossover de 7 lugares. Ele foi anunciado a R$ 139.990 e, segundo a marca, competirá com SUVs de alto luxo. Talvez como estratégia de marketing ou expectativa quanto a equipamentos e recursos, já que nem o preço, de crossover médio, nem o posicionamento da marca apontam para este caminho.
O T80, que tivemos a oportunidade de conhecer no lançamento mundial, no Salão de Xangai, impressiona ao vivo. Ele tem 4,79 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,76 m de altura, e 2,75 m de entre-eixos, medidas que novamente o colocam como modelo médio, ao lado do Jeep Compass. Tem acabamento digno de marcas mais caras, uma central multimídia no topo do console central com tela de 12,3 polegadas, painel digital de 10 polegadas e mais uma série de aspectos que só o lançamento revelará. A marca, por ora, promete o motor 2.0 turbo de 210 cv e 30,6 kgfm, outro elemento que não é exatamente novo no segmento. Afinal, a GM já vende no Brasil o Chevrolet Equinox, com seu motor de 262 cv. O câmbio é um DCT, automatizado de dupla embreagem, com 6 marchas. Sergio Habib, o homem por trás da marca, acredita que o preço, os 7 lugares e o nível de equipamentos serão suficientes para que o T80 tenha bons volumes de vendas. Se a marca conseguir convencer quem tiver esse tipo de verba para um carro a experimentar seu novo modelo, talvez atinja esse objetivo. Se o modelo ajudar a mudar a percepção dos clientes que a JAC só vende carros muito baratos, talvez ela atinja um objetivo ainda mais estratégico.