Confirmado para estrear no Brasil em 2023, o novo Honda Civic Type R foi revelado com a promessa de ser “o Civic mais potente de todos os tempos”. O hatch esportivo manteve o visual invocado e a sua mecânica sofreu mudanças para entregar ainda mais desempenho.
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Disponível apenas na carroceria hatchback de quatro portas, o Civic Type R terá como principal rival o Toyota GR Corolla, que também será lançado no mercado brasileiro no ano que vem.
Como é o novo Honda Civic Type R 2023?
Baseado na décima primeira geração do Civic, o hot hatch sofreu aprimoramentos aerodinâmicos. De acordo com Mike Kistemaker, vice-presidente de Vendas da Honda nos Estados Unidos, “o Type R é mais do que velocidade, potência e dirigibilidade. É como um grande carro que faz o motorista sentir o que realmente importa”.
A carroceria é construída com materiais mais leves e rígidos para favorecer a estabilidade em altas velocidades e a dinâmica nas curvas. Visualmente, a dianteira ganhou um novo para-choque com entradas de ar maiores no lugar dos faróis de neblina para melhorar o arrefecimento do motor e dos freios.
Na traseira, o aerofólio instalado sobre o a base do vidro e as ponteiras de escape triplas denunciam o caráter esportivo do hatch. Suspensões, freios, rodas e pneus também são exclusivos da versão devido ao maior desempenho em relação às configurações mais pacatas do Civic.
O interior também foi configurado para a proposta do Type R. Os bancos têm encostos mais envolventes e são revestidos de Alcantara com maior aderência para segurar os corpos dos ocupantes nas curvas mais rápidas. O painel digital de 10,2 polegadas conta com grafismo e instrumentos, como cronômetro e medidor de força G, exclusivos para o modelo.
A Honda ainda não divulgou os números de potência e torque do motor 2.0 turbo de quatro cilindros do Civic Type R, mas disse que o propulsor foi melhorado para superar os 320 cv do modelo anterior. Para a alegria dos puristas, o câmbio manual de seis marchas foi mantido, assim como a tração dianteira – acabando com os rumores de uma variante com sistema de tração integral.