A Honda revelou nesta quinta (2) a segunda geração do Brio, o modelo compacto da marca que já ameaçou várias vezes vir para o Brasil. E que, em sua segunda geração, tem todas as chances de fazer isso. Tudo porque o Brio finalmente ganha dimensões competitivas para competir no segmento de hatchbacks compactos. O Brio anterior era um subcompacto, do porte de Fiat Mobi e companhia, o que o tornava pouco competitivo. Com o novo Brio, que deve ter algo em torno de 3,70 m de comprimento e 2,45 m de entre-eixos, a coisa muda de figura.
Apresentado no Salão de Jacarta, na Indonésia, o modelo teve duas de suas versões reveladas. A de entrada, chamada de Satya, e a topo de linha, a RS, antecipada pelo Small Concept RS. O modelo teve confirmado apenas o motor 1.2 de 4 cilindros de 90 cv a gasolina, mas é possível que ele ganhe também um 1.5 turbodiesel de 100 cv. Tomara que o novo Brio seja leve. O anterior tinha 920 kg e 3,61 m.
Para que seja fabricado no Brasil, o Brio exigirá um tremendo investimento da Honda. A capacidade produtiva da empresa no país está estacionada. Recentemente, ela disse que colocará a fábrica de Itirapina em operação em 2019, com o deslocamento da produção atual em Sumaré para lá. Inclusive com a mudança dos operários para a outra unidade. O Brio poderia ser facilmente fabricado em Sumaré depois de investimentos para renovar o maquinário e a produtividade da fábrica veterana. Resta saber é se a Honda se anima a fazer isso neste momento delicado do país. Talvez se o Rota 2030 ajudar na empreitada...