Alguns americanos preferem carros a gasolina pela conveniência, ampla variedade e longa tradição. Outros preferem carros elétricos pela tecnologia avançada, menor impacto de carbono e aceleração impressionante. E, segundo a indústria automotiva, existe uma opção intermediária para quem quer um pouco de cada: o híbrido plug-in (PHEV). No entanto, essa opção intermediária não está ganhando popularidade, de acordo com um novo estudo. A J.D. Power revela que “apesar de fortes campanhas de marketing e lançamentos de novos modelos, as vendas de PHEV ainda não representam uma participação significativa no mercado automotivo”.
O que é um PHEV?
A maioria de nós já está familiarizada com a ideia de um carro híbrido. Um híbrido plug-in é semelhante, mas com uma diferença crucial que pode tornar a experiência de possuí-lo bem distinta.
Um híbrido tradicional possui um motor elétrico e um motor a gasolina. Ele usa o motor elétrico até uma certa velocidade – geralmente em torno de 40 km/h – e, em seguida, o motor a gasolina para ir mais rápido. A bateria é recarregada por frenagem regenerativa.
O resultado, no uso diário, é parecido com possuir um carro a gasolina particularmente econômico.
Um híbrido plug-in também usa tanto um motor elétrico quanto um motor a gasolina. Mas ele pode viajar em velocidades de estrada e além apenas com energia elétrica. Não precisa ligar o motor a gasolina até que a bateria esteja quase esgotada. A maioria pode percorrer entre 30 e 60 km apenas com eletricidade. Suas baterias são recarregadas pela frenagem regenerativa, mas também podem ser conectadas a uma tomada.
O resultado, no uso diário, é como ter um veículo elétrico (EV) para dirigir pela cidade e um carro a gasolina para viagens mais longas.
Em teoria, os PHEVs deveriam liberar os proprietários de preocupações com alcance e infraestrutura de carregamento. Se mantidos carregados para o uso diário, eles podem ter quase a mesma pegada de carbono que um usuário de EV. Mas também podem viajar o quanto precisarem sem usar carregadores públicos, apenas dependendo de postos de gasolina para longas distâncias. Parece ideal. Então, por que não está popularizando?
Baixa Participação de Mercado, Preços Altos, Baixa Satisfação do Cliente.
“Apesar dos recentes esforços dos fabricantes para promover os PHEVs como uma ponte para a adoção total de EVs, a participação de mercado dos PHEVs permanece abaixo de 2% do mercado automotivo total”, diz a J.D. Power. Os EVs, segundo a pesquisa, possuem uma participação de mercado de 9,4%. Híbridos tradicionais têm outros 10,7%.
O preço é uma razão. “O preço médio nos estados unidos de transação para um PHEV na categoria SUV compacto é de US$ 48.700”, descobriram os pesquisadores. Isso se compara a US$ 37.700 para um híbrido tradicional e US$ 36.900 para um EV nesse segmento.
Mas a satisfação do cliente também é baixa, segundo o estudo. A J.D. Power pesquisa proprietários e avalia os carros em uma escala de satisfação de 1.000 pontos. Os PHEVs, segundo os pesquisadores, obtiveram uma média de 669 pontos. EVs de mercado de massa obtiveram 716. EVs de luxo, 738.
Os custos de reparo e manutenção são mais altos para um veículo que, essencialmente, possui dois sistemas de propulsão, aponta a J.D. Power. A tecnologia é nova o suficiente para que não existam muitos PHEVs mais antigos, tornando os custos de propriedade a longo prazo uma questão em aberto.
Eles também precisam de muito do prestígio social que os EVs têm em alguns círculos. “Os PHEVs não são claramente diferentes em termos de estilo e design de seus iguais a gasolina, e, no entanto, vêm com um alto preço; muitos consumidores não estão vendo uma diferença grande o suficiente na experiência de ter um desses para sentir que estão obtendo valor suficiente pelo dinheiro gasto”, explicam os pesquisadores.
Alguém Está Carregando Seu Plug-in?
Os especialistas também não conseguem determinar quantos proprietários de PHEV realmente estão usando seus veículos ao máximo. Se os proprietários não os mantêm carregados, eles são, essencialmente, apenas híbridos mais caros. Isso coloca parte da responsabilidade nos vendedores para explicá-los melhor.
Brent Gruber, diretor executivo da área de EVs na J.D. Power, disse à publicação Automotive News: “Os vendedores são os educadores de linha de frente no espaço de EVs”. Se os PHEVs vão se mostrar uma solução útil para mais americanos, diz ele, “isso precisa começar por parte deles.”
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