A GWM (Great Wall Motors) anunciou que vai iniciar a produção de um SUV e uma picape média em Iracemápolis (SP) a partir do dia 1º de maio de 2024. A cerimônia contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que visitou as instalações da fábrica no interior paulista.
Os dois veículos confirmados pela marca chinesa vão compartilhar a plataforma e a motorização híbrida flex, segundo o comunicado divulgado pela GWM.
A picape será a Poer (pronuncia-se “póuer”), construída em chassi de longarinas sob a carroceria. A GWM não deu detalhes do conjunto motriz dos modelos, mas na Austrália a Poer é vendida com um motor 2.0 turbo a gasolina de ciclo Miller combinado a um propulsor elétrico dianteiro acoplado ao câmbio automático de nove marchas.
Esse conjunto tem duas especificações de potência e torque: 245 cv e 37,5 kgfm, na variante mais mansa, e 304 cv e 65,3 kgfm, na mais forte.
Embora a GWM não tenha confirmado, é possível que a Poer seja lançada no Brasil com visual e acabamento interno exclusivos para o nosso mercado.
Já o SUV ainda é mantido em segredo. Os modelos da submarca Tank são os que mais se enquadram na configuração estrutural da picape. A Tank é uma divisão da GWM com perfil mais voltado ao uso off-road, mas com bom nível de equipamentos e acabamento caprichado. O futuro modelo deverá ser posicionado para competir no segmento dominado pelo Toyota SW4.