Depois de a Fiat encerrar a produção do Uno após 37 anos, o Volkswagen Gol será o próximo modelo veterano a dar adeus ao mercado brasileiro com uma edição especial de despedida. O jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, apurou que a série derradeira do Gol será fabricada em Taubaté (SP) entre agosto e novembro.
Além da produção limitada a mil unidades, a última série do Gol terá preço sugerido na faixa dos R$ 100 mil, de acordo com o Autos Segredos – valor consideravelmente superior aos R$ 85 mil pedidos pelo Fiat Uno Ciao.
Detalhes estéticos, como adesivos com o nome da série cujo nome ainda não foi definido, e lista de equipamentos mais recheada estarão presentes no modelo. A série deverá sair de fábrica equipada com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, volante multifuncional, sistema multimídia Composition Touch, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve de 15 polegadas.
A motorização será a MPI 1.0 flex de três cilindros, que entrega até 84 cv de potência a 6.250 rpm e 10,4 kgfm de torque a 3.000 rpm, combinada ao câmbio manual de cinco marchas.
Por se tratar de uma série especial, o mais cotado seria adotar o motor MSI 1.6 flex de 104 cv, mas esse propulsor deixou de ser fabricado em 2021 por não atender às novas regras de emissões do programa Proconve L7.
O Volkswagen Gol sairá de linha após 42 anos de produção ininterrupta. O compacto foi lançado em 1980 para, aos poucos, substituir o Fusca. O Gol fez mais sucesso que o antecessor, tanto que foi líder de vendas do mercado brasileiro durante 27 anos consecutivos e já teve mais de 8 milhões de unidades produzidas, considerando as três gerações – embora a Volkswagen diga que são seis por questões de marketing, na verdade.
Polo Track será o substituto do Gol
O carro que ocupará o posto de modelo mais barato da Volkswagen no Brasil será uma versão simplificada do Polo. O Polo Track terá visual exclusivo, com adereços aventureiros, e será equipado com o mesmo motor MPI 1.0 do Gol.
Voyage também sairá de linha
Além do Gol, a sua variante sedã também será descontinuada em 2022. O Voyage também sairá de linha até o final do ano, uma vez que a fábrica de Taubaté (SP) será atualizada para produzir modelos baseados na moderna plataforma MQB-A0 (arquitetura dos modelos Polo, Virtus, T-Cross, Nivus).