Um mês e meio depois de mostrar, mas despistar sobre a chegada dos elétricos Mustang Mach-E e E-Transit, a Ford anunciou que pretende descarbonizar a sua linha de veículos na América Latina lançando esses dois modelos e a picape Maverick híbrida na região em 2023.
A Maverick Hybrid será lançada no início de 2023 para ser a primeira picape híbrida do mercado brasileiro. Combinando motores a gasolina e elétrico, o modelo poderá chegar custando menos que a versão Lariat FX4 2.0 turbo, atualmente oferecida por R$ 236.890.
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Como é a Ford Maverick Hybrid
No lugar do motor 2.0 turbo a gasolina de 253 cv de potência, o modelo híbrido leva um propulsor 2.5 aspirado de ciclo Atkinson combinado a um propulsor elétrico. Esse conjunto gera 193 cv de potência combinada.
Nos Estados Unidos, a Maverick Hybrid tem consumo declarado de 17,8 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. O reservatório de combustível de 62,7 litros fornece autonomia de até 805 km, mas alguns proprietários da picape relataram na internet que já rodaram cerca de 1.000 km com um tanque de gasolina.
Como é o Mustang Mach E
O carro mostrado no evento no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí (SP) era uma unidade da versão topo de linha GT Performance Edition, que tem preço inicial de US$ 62 mil nos Estados Unidos (cerca de R$ 333 mil em conversão direta na cotação atual). Apesar do preço elevado até mesmo para os padrões norte-americanos, o Mustang Mach E está com as reservas temporariamente paralisadas devido ao alto número de encomendas.
Nessa configuração, o Mustang Mach E é dotado de baterias de 91 kWh de capacidade, que fornecem aproximadamente 420 quilômetros de autonomia aos motores elétricos, um instalado na dianteira e outro na traseira. O conjunto motriz entrega 487 cv de potência e 83 kgfm de torque. Além dessa força toda, a tração integral permite ao Mustang Mach E GT Performance acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos.
Em sua configuração mais completa, o Mustang Mach E é bem equipado de série: painel digital de 10,2”, central multimídia vertical de 15,5”, sistema de som Bang & Olufsen, câmeras com visão em 360º, teto panorâmico, faróis em LED, porta-malas com abertura elétrica, rodas de liga leve de 20”, além de assistências de segurança, como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência.
E-Transit roda mais de 200 km com uma carga
Outro modelo elétrico confirmado para estrear no mercado brasileiro, a van E-Transit é movida por um motor de 269 cv de potência e 63,8 kgfm de torque, instalado no eixo traseiro. O conjunto motriz é alimentado por baterias de 67 kWh de capacidade instaladas sob a carroceria.
A van elétrica é capaz de carregar 1.724 kg na versão furgão e até 1.946 kg na configuração chassi-cabine. A autonomia é de apenas 202 km, mas a Ford justifica que esse alcance é suficiente para os furgões comerciais, que rodam, em média, 120 km por dia. No entanto, essa conta é baseada na realidade norte-americana.