A Ford apresentou nesta quarta (31) o Freestyle na Índia. Longe de ser um novo SUV que a marca prometia para aquele mercado, ele é nada mais do que um Ka Trail com leves mudanças visuais. O mesmo que a empresa deverá mostrar também nesta quarta no Brasil, com grandes expectativas. Será que, a exemplo da GM, ela dotará o Ka 2019 de mudanças estruturais suficientes para ele deixar a vergonhosa nota 0 no Latin NCAP para trás?
Na Índia, o Freestyle só começa a ser entregue em abril. Ele terá a nova central multimídia SYNC 3, com tela de 6,5 polegadas e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, 6 airbags, controle de estabilidade e ARP, o Active Rollover Prevention, provavelmente para evitar o vexame que o Renault Sandero Stepway, agora chamado apenas de Stepway, passou na gravação de um comercial e em testes na Espanha.
O Freestyle é equipado com dois motores: um 1.2 da família Dragon, com 96 cv e 12,2 kgfm, e um 1.5 TDCi, turbodiesel, de 100 cv e 21,9 kgfm. Ambos trazem uma transmissão manual de 5 marchas e, confirmando a mudança antecipada para o Brasil, terão também uma versão automática, provavelmente com o mesmo câmbio automático de 6 marchas que equipa hoje o Ford EcoSport. Só para a versão 1.5, por aqui.
Diante de tudo que o modelo indiano oferece, fica a torcida para que a Ford iguale o modelo brasileiro ao que é oferecido na Índia. Sem as mesmas economias que ele passou para ser vendido no Brasil.