A Ford deu ao Fiesta uma nova geração, na Europa, em novembro de 2016. A sétima ficou maior, mais espaçosa e mais leve, mas o Brasil ficou de fora dos planos de renovação. Com vendas em queda e atraindo cada vez menos o interesse do consumidor, o modelo também não podia ficar na mesma. A receita mais adequada para desatar este nó seria manter (ou reduzir) os preços e dar uma bela atualizada no visual. A Ford fez o contrário: deu um tapa mínimo na aparência de seu compacto premium, manteve o câmbio PowerShift, que teve garantia ampliada para 10 anos por conta dos problemas que apresentou, e aumentou os preços do Fiesta. Em até R$ 3.900. Isso diante de concorrentes como o VW Polo, Fiat Argo e os campeões de vendas Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
As mudanças se resumem aos para-choques dianteiro, com uma nova grade frontal, e traseiro. As lanternas agora trazem alguns elementos em LED. No interior, entra a central multimídia SYNC 3, a mesma do novo Ford EcoSport. Mas as semelhanças param por aí. Enquanto o crossover traz o novo motor 1.5 Dragon de 3 cilindros e 7 airbags de série desde a versão de entrada, o Fiesta continua com o 1.6 Sigma. E só traz 7 airbags na versão Titanium Plus. Curiosamente, a que teve o menor aumento de valores, com R$ 2.100 a mais para colocar na conta. Isso para um modelo que, como mostra o Indicador de preço KBB, pode ser vendido com até R$ 10 mil de desconto. Confira abaixo os novos preços
Versão | Preço anterior | Preço atual | Diferença |
Fiesta SE 1.6 | R$ 53.660 | R$ 56.690 | R$ 3.030 |
Fiesta SE Style 1.6 | R$ 56.590 | R$ 59.590 | R$ 3.000 |
Fiesta SE Plus 1.6 AT | R$ 58.490 | R$ 62.390 | R$ 3.900 |
Fiesta SEL 1.6 | R$ 58.590 | R$ 61.090 | R$ 2.500 |
Fiesta SEL 1.6 AT | R$ 63.190 | R$ 65.390 | R$ 2.200 |
Fiesta Ecoboost 1.0T Style AT | - | R$69.790 | - |
Fiesta Titanium 1.6 AT | R$ 68.990 | R$ 71.190 | R$ 2.200 |
Fiesta Titanium Plus 1.6 AT | R$ 73.090 | R$ 75.190 | R$ 2.100 |