De ar, de óleo e de combustível: estes são os filtros comuns a todos os automóveis. Cada um deles cumpre uma função distinta, mas todos têm em comum o fato de serem imprescindíveis. Em alguns carros, equipados com ar-condicionado, também é preciso considerar o filtro deste sistema. Embora o seu mau estado não danifique o motor, poderá elevar o consumo, aumentar o esforço dos vários componentes do sistema de climatização e prejudicar a saúde dos ocupantes do veículo. Conheça a função de cada um dos filtros e saiba quando substituí-los.
Filtro de ar
O filtro de ar garante que as impurezas que circulam no ambiente não cheguem ao interior do motor. E não se trata apenas de proteger os componentes do coração do carro. Quanto mais limpo for o ar aspirado, mais eficiente será a queima de combustível. Os danos que sujeira grande pode causar a um motor são consideráveis, como pequenas pedaços de pedra, mas mesmo poeira pode comprometer seu funcionamento ao afetar o lubrificante. Filtro sujo acarreta perda de força do motor e consumo mais alto.
De acordo com a larga maioria dos fabricantes, o filtro de ar deve ser substituído a cada dez mil quilômetros. Embora muitos acreditem que retirar e soprar o filtro pode resultar numa maior longevidade do mesmo, limpá-lo nunca é uma boa ideia. Corre-se o risco de danificar as microfibras responsáveis por agarrar as partículas.
Filtro de combustível
A porcentagem de impurezas no combustível depende se este é gasolina, etanol ou diesel, mas uma coisa é certa: qualquer um destes pode será portador de sujeira e partículas. Além do mais, sempre que se deixa o tanque ir à reserva, a bomba de combustível irá puxar os resíduos que se acumulam no fundo do depósito. Por isso é que o filtro de combustível é um componente essencial a todos os veículos com motores de combustão interna. Um filtro bem cuidado garante uma vida saudável ao motor e um bom comportamento da sua parte.
A regularidade para trocar o filtro de combustível varia. Filtros indicados para reter as impurezas do diesel duram menos que os aplicados aos carros a gasolina, por exemplo.
Filtro de óleo
Antes de trocar o filtro de óleo, certifique-se que o novo a ser montado foi homologado pelo fabricante do seu veículo. É que este é um dos elementos mais importantes à boa saúde do motor.
A troca deste componente deve ser efetuada sempre que se procede à mudança de óleo - não acredite se lhe disserem que o filtro está em boas condições para aguentar mais um ciclo de vida do óleo. É que as impurezas contidas naquele depressa contaminarão o óleo novo e este nunca durará o anunciado pelo fabricante: na maioria dos casos, aconselha-se a troca de óleo a cada dez mil quilômetros.
Filtro de ar-condicionado
Todas as unidades de ar-condicionado possuem um filtro. Este é responsável por evitar a entrada de pós, partículas e pólen no interior do habitáculo, sendo que alguns conseguem mesmo eliminar bactérias, vírus e cheiros provenientes do exterior. A limpeza deste filtro é possível, sendo aconselhável proceder à mesma pelo menos duas vezes por ano, não sendo necessária a sua troca sempre que se detecte maus odores. No entanto, se após a limpeza o filtro apresentar manchas que já não saem, pondere a sua substituição imediata.