Icônico e responsável por diversas inovações na indústria automobilística, o Fiat Uno está de partida. A Stellantis anunciou o fim de seu veículo mais famoso no Brasil após 37 anos de produção ininterrupta.
Apesar do fim, o Uno não poderia se despedir sem uma série especial, a última da sua longa estrada no Brasil. Batizada de Uno Ciao e limitada a 250 unidades, a versão recebeu detalhes exclusivos para honrar fãs e colecionadores. Ao todo, desde 1984, o Uno acumula 4.379.356 unidades produzidas.
Todas as unidades são pintadas exclusivamente de Cinza Silverstone, com teto, retrovisores externos e spoiler traseiro pintados de preto. As portas têm maçanetas na cor do veículo e um adesivo lateral com o nome Uno Ciao acompanhado da frase “LA STORIA DI UNA LEGGENDA” — “a história de uma lenda” em italiano. AS rodas também são exclusivas com 14 polegadas e o logo do Uno é pintado com as cores da Itália.
Por dentro, o Uno Ciao adota um padrão mais escurecido e acabamento bicolor em tons claros nas portas e na faixa central que cruza o painel, onde a plaqueta de identificação da série especial fica colocada.
A lista de itens de série tem ar-condicionado, direção hidráulica, quadro de instrumentos com tela de LCD, computador de bordo, sistema de som com rádio bluetooth e entrada USB, travas e vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, Isofix, desembaçador do vidro traseiro, freios ABS com EBD, cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, bancos traseiros bipartidos e rebatíveis. O motor é o 1.0 Fire com 75 cv e 9,9 kgfm de torque com câmbio manual de cinco marchas. O preço ainda não foi revelado.