A Stellantis deu o primeiro passo rumo à eletrificação de sua gama de veículos no Brasil, começando pela Fiat. A marca italiana lançou nesta terça-feira (3) o 500 elétrico ao preço de R$ 239.990. O hatch será vendido em versão única, com capacidade de 320 km de autonomia com carga cheia e um motor de 118 cv.
O novo 500 elétrico marca a estreia da nova geração do icônico modelo no País. Construído sobre uma nova plataforma batizada de Mini BEV, o 500 ganhou um pouco mais de "corpo" para abrigar as baterias de íon-lítio, o que acarretou no alongamento de 22 mm da distância entre-eixos do carro.
Além da arquitetura renovada, o 500 elétrico traz elementos visuais novos, como os faróis, agora full LED, divididos em duas seções (sendo a presente no capô chamada de "sobrancelhas") e a inédita inscrição "500" onde seria a grade do radiador, caso ele fosse a combustão. Como é elétrico, a grade frontal ficou menor e foi reposicionada para baixo do para-choque, a fim de contribuir para o resfriamento das baterias no assoalho. Nas laterais, as rodas de 16'' têm desenho raiado vintage e há um friso cromado delineando a cintura do carro. Atrás, o destaque fica por conta das lanternas de LED em formato de C.
O novo 500 elétrico conta com motor elétrico de 118 cv e 22,4 kgfm de torque. A Fiat diz que com este motor, o 500 elétrico é capaz de atingir os 100 km/h em 9 segundos. Com a carga completa de bateria, o hatch pode alcançar 320 km de autonomia. Porém, a fabricante afirma que em "condições ideais" a autonomia da bateria pode durar até os 460 km, o que equivaleria a um rendimento de 62 km/l em um veículo a combustão.
A bateria do 500 elétrico pode ser recarregada em qualquer tomada residencial, mas a Fiat comercializará Wallbox para os clientes, com o qual a recarga completa pode ser realizada entre 4 e 6 horas. Em estações de recarga rápida, 80% da bateria pode ser recuperada em 35 minutos.
A versão Icon estará disponível no Brasil com quatro opções de cores (branco, cinza fosco, preto e verde oceano) e terá uma lista recheada de equipamentos de série. Os destaques ficam por conta do painel de instrumentos digital de 7'' personalizável, central multimídia de 10,25'' com conexão sem fio para Android Auto e CarPlay, freio de estacionamento eletrônico, teto solar panorâmico e carregador de celular por indução. Há, ainda, um novo sistema de abertura interna das portas por meio de um botão no lugar da maçaneta tradicional (que chamam de E-latch). O 500 elétrico ainda vai contar com piloto automático adaptativo, assistente de permanência na faixa, reconhecimento de placas e alerta de fadiga ao motorista.
A Fiat prevê vender cerca de 120 unidades do 500 elétrico este ano. A pré-venda já está aberta aos clientes e o carro deve chegar às concessionárias de maneira oficial até 10 de setembro.