A FCA anunciou nesta segunda (25) que investirá R$ 14 bilhões em suas fábricas brasileiras, em Betim, MG, e Goiana, PE. Essa dinheirama toda, que será investida até 2022, pretende renovar a linha Fiat e complementar a Jeep. Antonio Filosa, CEO da empresa no Brasil, falou em um modelo de 7 lugares para a fábrica pernambucana. Será muito provavelmente o Grand Commander, já apresentado na China. Também disse que a Fiat terá 3 novos crossovers, todos eles fabricados em Minas Gerais. Há relatos divergentes sobre eles. Enquanto a turma do site Autos Segredos aposta em um modelo de 5 e outro de 7 lugares, além do Argo aventureiro, que pode ser chamado de SUV, o pessoal da Automotive Business fala em um SUV subcompacto, do porte do Renault Kwid e do Fiat Mobi, um compacto, do tamanho de um Nissan Kicks ou de um Jeep Renegade, e um médio, como um Jeep Compass, mas com 7 lugares.
Também haverá novidade nas picapes. Uma média, da marca RAM, deverá ser fabricada ou em Betim ou em Goiana, mas o mais provável é que ela saia de Pernambuco. A FCA também fará uma picape pequena, baseada no Mobi, em Minas Gerais. A nova geração da Fiat Strada, a X6P, deve surgir também deste novo investimento. Provavelmente em 2022, segundo o Autos Segredos, e construída sobre a mesma plataforma do Argo, a MP1.
Entre os automóveis de passeio, o Uno ganhará um sucessor, também construído sobre a plataforma MP1, e deverá haver uma renovação da linha atual. Mas a mais importante de todas será a vinda dos motores FireFly turbinados, apresentados na reestilização do Jeep Renegade na Europa. O 1.0 tem, só com gasolina, 120 cv. O 1.3, também só com o combustível fóssil, pode render 150 cv ou 180 cv. O uso de etanol certamente elevará esses números aqui no Brasil. Filosa também pretende ampliar o uso do câmbio automático de 6 marchas da Aisin.