O Latin NCAP divulgou recentemente os resultados de segurança de dois modelos não vendidos no Brasil. Foram os Seat Ibiza e Arona, ambos com 5 estrelas, e o novo Chevrolet Aveo, que levou apenas 2. O anúncio foi seguido pela Euro NCAP, que anunciou resultados de 9 carros de uma tacada só, o que revela a preocupação dos fabricantes na Europa em relação à segurança. Mas não apenas isso: dois modelos, ambos da FCA, tiveram resultados desastrosos. O novo Jeep Wrangler ficou com apenas 1 estrela. O Fiat Panda, com nenhuma. E os motivos para isso acendem um sinal de alerta daqueles para os motoristas brasileiros preocupados com segurança: modelos com 4 ou 5 estrelas no Latin NCAP talvez não ganhassem nenhuma nos testes europeus.
O Fiat Panda mostrou uma estrutura sólida nos impactos. É algo que muitos carros testados pelo Latin NCAP, como os Renault Sandero e Logan, que levaram 1 estrela só, e modelos já corrigidos, como Ford Ka e Chevrolet Onix, não podem ou não podiam dizer. O Panda tem 6 airbags e controle de estabilidade. É, provavelmente, um carro que, no Latin NCAP, levaria 5 estrelas. Mas ele não oferece um nível de proteção suficiente para os padrões europeus. Em batidas traseiras, as chances de seus ocupantes quebrarem o pescoço, por conta do efeito chicote, são altas. O nível de compressão no peito de motorista e passageiros é altíssimo, o que aumenta as chances de lesões em órgãos importantes. A proteção à cabeça do motorista em batidas frontais é fraca. E ele não tem uma série de equipamentos considerados importantes pelo Euro NCAP, como frenagem de emergência ou assistente de manutenção de faixa. Confira abaixo o vídeo do teste do modelo.
Quanto ao novíssimo Jeep Wrangler, do qual deriva a picape Jeep Gladiator, o Euro NCAP só lhe deu 1 estrela. E o jipão se saiu pior que o Panda em uma série de fatores. Ele não tem airbags para os passageiros de trás e sua estrutura mostrou um rompimento na base da coluna A e no assoalho perto dos pés dos ocupantes da frente. Também houve proteção baixa ao peito do motorista e dos passageiros de trás, pela alta carga no cinto, mas a proteção para os pescoços contra o efeito chicote foi mais alta. Espie o teste do Wrangler no vídeo abaixo.
"É realmente decepcionante ver um carro completamente novo, colocado à venda em 2018, sem frenagem autônoma de emergência e sem assistente de manutenção em faixa. Já passou da hora de vermos um produto da FCA com nível de segurança capaz de rivalizar com o de seus competidores", disse Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP. O executivo elogiou os outros 7 veículos testados, todos eles com 5 estrelas. Com ressalvas. "Apesar do trabalho feito pelos fabricantes durante o desenvolvimento de seus veículos, o Euro NCAP ainda vê falta de robustez em algumas áreas básicas de segurança. Para sermos justos, o Audi Q3, o Jaguar I-Pace, o Peugeot 508 e os Volvo V60 e S60 criaram o padrão contra o qual os demais veículos serão julgados. Outros fabricantes fariam bem em seguir o exemplo deles. O I-Pace, em especial, mostra que veículos futuros serão bons para o ambiente, mas também terão altos níveis de segurança."
Se um modelo 0 estrela no Euro NCAP seria o que muito modelo 5 estrelas no Latin NCAP gostaria de ser, imagine o quanto estamos atrasados em relação à segurança viária quanto aos países desenvolvidos. Enquanto a preocupação com segurança não for algo primordial para os clientes, como é na Europa, o resultado serão sempre grandes índices de mortes em acidentes de trânsito. Algo em que o Brasil é, infelizmente, um dos primeiros colocados em todo o mundo.