O avanço da eletrificação no Brasil está redesenhando o perfil dos veículos mais desejados pelos consumidores. Um dos exemplos mais marcantes dessa transformação é o GWM Haval H6, um SUV que vem conquistando cada vez mais espaço graças à sua proposta totalmente focada na eficiência energética e na tecnologia de ponta. Segundo dados da Fenabrave, em julho de 2025, o Haval H6 registrou 3.339 emplacamentos, consolidando-se como um dos SUVs híbridos mais vendidos do país.
Diferente de muitos modelos do ranking de vendas, o Haval H6 não possui versões a combustão. Toda a sua linha disponível no Brasil é formada exclusivamente por modelos híbridos, seja com tecnologia híbrida convencional (HEV) ou híbrida plug-in (PHEV).
O que significa que todas as suas vendas representam consumidores que optaram diretamente por um veículo híbrido, sem opções convencionais. Isso o diferencia de outros modelos que somam vendas de versões a combustão e híbridas sob o mesmo nome no ranking Fenabrave.
Trajetória do GWM Haval H6 no Brasil
A Great Wall Motor (GWM) estreou oficialmente no Brasil em 2022, adquirindo a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, São Paulo, com o objetivo de iniciar produção local em médio prazo. O Haval H6 foi o primeiro modelo da marca a ser lançado por aqui, em março de 2023, como cartão de visitas da montadora chinesa.
Com posicionamento no segmento de SUVs médios premium, o H6 chegou com uma proposta ousada: ser um dos primeiros SUVs no Brasil a ser vendido somente com motorização híbrida, deixando de lado completamente as versões a combustão que ainda predominam no mercado nacional.
A estratégia de lançamento foi bem-sucedida. O modelo oferecia alto nível de tecnologia embarcada, um design moderno e agressivo, excelente desempenho e preços competitivos frente a rivais como Toyota Corolla Cross, Jeep Compass, Volkswagen Taos e Honda HR-V Touring Hybrid.
A GWM apostou forte em pós-venda, estruturação de rede, garantias amplas e transparência de pacote de equipamentos, o que contribuiu para a boa aceitação do Haval H6 logo nos primeiros meses após seu lançamento.
Versões disponíveis
HEV (Hybrid Electric Vehicle)
Tipo: Híbrido convencional (não plug-in)
Motorização: 1.5 turbo a gasolina + motor elétrico
Potência combinada: 243 cv
Torque: 54 kgfm
Tração: Dianteira (4x2)
Autonomia elétrica: Não possui (usa bateria pequena apenas para suporte)
Destaque: Consumo urbano próximo de 14 km/l, ideal para quem quer economia sem depender de tomada.
Premium HEV
Base: Mesmo conjunto do HEV
Diferenças: Mais itens de conforto e tecnologia, como teto solar panorâmico, bancos elétricos, pacote ADAS completo.
Público-alvo: Quem busca o equilíbrio entre sofisticação e economia sem precisar recarregar o carro.
PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle)
Nome genérico que se refere às versões com recarga externa. No Brasil, esse nome está associado a modelos com bateria de 34 kWh (o mesmo das versões Premium PHEV e GT).
Motorização: 1.5 turbo + dois motores elétricos (um em cada eixo)
Potência combinada: 393 cv
Tração: Integral (AWD)
Autonomia elétrica: Mais de 100 km no modo 100% elétrico (ciclo Inmetro)
Destaque: Desempenho esportivo com consumo ultraeficiente, ideal para uso diário só no modo elétrico.
PHEV19
Tipo: Híbrido plug-in de entrada
Motorização: 1.5 turbo + motor elétrico dianteiro
Potência combinada: 326 cv
Tração: Dianteira (4x2)
Bateria: 19,1 kWh
Autonomia elétrica: Cerca de 77 km em ciclo urbano
Destaque: Versão mais racional da linha PHEV, com preço competitivo e bom alcance elétrico.
Premium PHEV / Premium PHEV34
Base técnica: Motor 1.5 turbo + dois motores elétricos
Potência combinada: 393 cv / 77,7 kgfm
Tração: Integral (AWD)
Bateria: 34 kWh
Autonomia elétrica: Acima de 100 km
Equipamentos: Bancos ventilados, teto solar panorâmico, câmeras 360°, carregamento rápido, atualizações OTA, assistente de direção semiautônoma nível 2
Destaque: Maior autonomia elétrica da categoria. Para quem busca conforto, tecnologia e quer quase zerar o uso de combustível no dia a dia.
GT PHEV
Versão topo de linha esportiva
Visual: Estilo cupê, com caimento do teto mais inclinado
Motorização: Mesmo powertrain do Premium PHEV34 (393 cv, tração integral, 34 kWh de bateria)
Autonomia elétrica: Igual à versão Premium (~110 km)
Destaque: Estilo esportivo, acabamento diferenciado e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos
Público-alvo: Quem busca o máximo desempenho e design com zero emissões no dia a dia.
Diferenciais e equipamentos de destaque
O Haval H6 se destaca pela generosidade de itens de série em todas as versões, oferecendo um nível de conforto e tecnologia que costuma ser opcional em marcas concorrentes. Alguns dos principais destaques incluem:
Assistência à Condução
Piloto automático adaptativo com stop & go
Assistente de permanência em faixa e frenagem automática de emergência
Monitor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro
Tecnologia
Câmera 360° com visão panorâmica em tempo real
Painel de instrumentos digital de 10,25"
Central multimídia de 12,3" com Apple CarPlay e Android Auto sem fio
Conforto
Ar-condicionado digital dual zone
Teto solar panorâmico nas versões PHEV
Sistema de som premium Infinity em algumas versões
Revestimento em couro ecológico e bancos elétricos com aquecimento
Modos de Condução
Todas as versões contam com modos de condução personalizáveis, entre eles o modo elétrico puro, modo híbrido e modo esportivo, permitindo ao motorista adaptar o comportamento do carro ao seu uso diário.
Curiosidades sobre o Haval H6
- Um dos híbridos com maior autonomia elétrica do Brasil
A versão plug-in do Haval H6 oferece até 170 km de autonomia em modo elétrico, um número superior ao de muitos híbridos plug-in disponíveis no mercado nacional e que, em alguns casos, até rivaliza com elétricos puros de entrada. Essa autonomia permite que usuários realizem rotinas urbanas por vários dias sem consumir gasolina, bastando recarregar o veículo em casa.
- Desempenho digno de esportivo
Apesar de ser um SUV médio, a versão PHEV com 393 cv acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 4,9 segundos, graças ao torque instantâneo dos motores elétricos. Isso coloca o H6 em um patamar de performance geralmente reservado a modelos de marcas premium alemãs, com a vantagem de consumo muito mais eficiente.
- Tecnologia de condução semi-autônoma
O Haval H6 é um dos poucos veículos da categoria a oferecer um pacote de condução semiautônoma de nível 2, com recursos como centralização de faixa, controle adaptativo de velocidade e frenagem autônoma de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas. Tudo isso contribui para maior segurança e conforto em viagens.
- Desenvolvimento com foco global
O Haval H6 foi projetado com foco em mercados exigentes como Europa, Austrália e América Latina, sendo submetido a padrões rigorosos de segurança e eficiência. No Latin NCAP, obteve nota máxima em proteção de adultos e crianças, reforçando sua credibilidade internacional.
- Design feito por ex- executivos da BMW
O visual do Haval H6 é assinado por designers que atuaram na BMW e na Rolls-Royce, o que explica suas proporções refinadas, grade frontal sofisticada e linguagem visual arrojada. O interior também traz traços contemporâneos que remetem ao segmento de luxo.
O GWM Haval H6 é um divisor de águas no mercado brasileiro de SUVs médios. Ao se posicionar como um modelo exclusivamente híbrido, ele quebra paradigmas e mostra que a eletrificação não precisa vir acompanhada de preços inacessíveis ou compromissos em desempenho.
Com um pacote tecnológico robusto, design moderno, autonomia elétrica funcional e pós-venda estruturado, o H6 conquistou rapidamente a confiança do consumidor. Seus 3.339 emplacamentos em julho de 2025, segundo a Fenabrave, não são fruto do acaso, mas sim da combinação entre inovação real, bom posicionamento de mercado e uma estratégia bem executada.
O futuro dos carros eletrificados no Brasil tem muitos nomes, mas o Haval H6 certamente será lembrado como um dos pioneiros dessa nova era.