PUBLICIDADE
HomeNotíciasMercado
Compartilhar

De carona com a Cox - 99

  • Como a 99 se posiciona no mercado hoje? É apenas uma empresa de mobilidade urbana?

A 99 é uma empresa que nasceu brasileira com a missão de transformar a mobilidade urbana no Brasil. Atualmente a empresa é líder em cobertura nacional e desde o início, nosso foco tem sido oferecer soluções inovadoras que atendam às necessidades de nossos passageiros e motoristas parceiros, promovendo um impacto positivo nas cidades em que operamos. Atualmente, estamos presentes em mais de 3.300 municípios no país, em quatro e duas rodas, o que demonstra nossa abrangência e compromisso com a democratização da mobilidade.

Contamos com mais de 1,5 milhão de motociclistas e motoristas parceiros cadastrados para dirigir por meio do app, o que reforça a confiança que nossa plataforma conquistou ao longo dos anos, criando oportunidades para profissionais e oferecendo opções de transporte acessíveis e eficientes para os passageiros.

  • Quais as tendências de mobilidade e inovações tecnológicas para carros e motos, que a 99 prevê nos próximos anos?

A mobilidade elétrica no Brasil ainda está em um estágio inicial quando observamos a Europa e Ásia, mais especificamente, a China que têm políticas mais sólidas e uma infraestrutura, principalmente em questão de recarga mais bem estabelecida. Países como Noruega, Islândia e Suécia, têm conseguido avançar rapidamente na transição energética de veículos. Enquanto 99, temos o exemplo da DiDi, que tem mais de 4 milhões de veículos elétricos.

Por meio da nossa experiência, a 99 percebe que tem aumentado a adesão por parte dos motoristas parceiros, impulsionada por incentivos como isenção de rodízio, custos operacionais menores e as parcerias estratégicas que temos criado, o que apontam um futuro promissor. Porém, do outro lado, temos questões de incentivos governamentais mais abrangentes, que serão fundamentais para essa transformação.

  • E sobre mobilidade urbana com a combinação de veículos elétricos e conectividade, o que podemos esperar? Como a inteligência artificial impacta na operação e estratégia de vocês?

A 99 é pioneira em oferecer veículos elétricos para transporte por aplicativo, a longo prazo, 99 quer fortalecer o ecossistema criado com inovação, sustentabilidade e torná-lo cada vez mais acessível. O nosso trabalho tem sido voltado para investir continuamente em solucionar problemas que temos agora, que vão melhorar e acelerar essa transição. A nossa visão é continuar investindo em parcerias estratégicas com montadoras, instituições financeiras, sem deixar a tecnologia de lado além de tornar os veículos elétricos uma escolha possível para os motoristas parceiros porque cremos que a eletrificação é a peça central para as cidades do futuro.

Atualmente, a plataforma conta com mais de 50 funcionalidades de alta tecnologia, que atuam antes, durante e depois das corridas, como: inteligências artificiais que analisam potenciais riscos e adicionam camadas de proteção, gravação de áudio, que pode ser acionada a qualquer momento da viagem, monitoramento da corrida em tempo real via GPS, compartilhamento de rotas com contatos de confiança, botão para ligar direto para a polícia e uma central de atendimento 24h.

  • Agora com outras vertentes de serviços, oferecendo oportunidade de aluguel de veículos para motoristas parceiros e, também, algumas soluções financeiras, há a possibilidade de disponibilizar financiamentos de veículos?

Uma das iniciativas mais recentes da 99 é o Classificados99, uma plataforma que tem o objetivo de oferecer veículos seminovos, eletrificados e motos para nossos motoristas parceiros. Entre as parcerias estratégicas que fizemos para oferecer o Classificados 99, estão a BYD, que realiza a venda de carros elétricos, inclusive essa não é a primeira vez que 99 e BYD se unem para potencializar a venda de veículos.

Em 2024, para impulsionar a categoria 99electric-Pro, a primeira modalidade eletrificada premium do Brasil, foi feito um acordo com a BYD com a campanha “Classificados99”, no “Mês do Motorista”. O acordo especial realizado entre 99 e a Associação Brasileira dos Concessionários Byd (AssoBYD), permitiu que os motoristas parceiros puderam contar com a aquisição facilitada dos modelos Dolphin GS 2025, Dolphin Mini 4L/5L 2025 e King GL e GS 2025, até 31 de agosto do ano passado.

Nessa etapa da Classificados99, temos também a Turbi, para disponibilizar veículos seminovos, especialmente na cidade de São Paulo, e com o consórcio Mycon, que possibilita o acesso a automóveis e motocicletas de maneira facilitada. Quando citamos o financiamento de veículos temos uma colaboração com a Mycon, por exemplo, abre portas para soluções de consórcio, tornando mais viável o acesso de motoristas a veículos de forma mais acessível e planejada.

  • Como que as análises e estudos da KBB impactam estrategicamente a 99?

Estudos e análises sobre o setor de veículos, principalmente estudos que fornecem dados sobre o comportamento do consumidor e tendências de mercado são importantes para fomentar a discussão sobre mobilidade urbana e promover mais conhecimento sobre os benefícios e opções de veículos sustentáveis. Para os motoristas parceiros da 99, estudos como o da KBB auxiliam na tomada de decisões na hora de financiar ou comprar um veículo, isso porque eles vão ter acesso a modelo, ano, versão, quilometragem, estado de conservação, cor, região e nível de equipamentos, fatores que são importantes para quem trabalha via aplicativo.

  • O que é a Aliança pela Mobilidade Sustentável?

Desde 2022, a 99 lançou e lidera a Aliança pela Mobilidade Sustentável, que reúne empresas diferentes do setor do ecossistema da eletromobilidade, que compartilham o compromisso da construção de um futuro mais sustentável, tornando as cidades mais verdes e seguras. Um dos pontos de partida dessa rede está em desenvolver de forma acelerada, mais abrangente e mais eficiente, iniciativas que entreguem um ecossistema que ofereça condições para acelerar a adoção de veículos eletrificados no Brasil.

Com o grupo, que hoje conta com 23 empresas, já auxiliamos na transição para mais de 10 mil motoristas parceiros, que realizaram mais de 10,5 milhões de viagens para os mais de 18,5 milhões de passageiros que tiveram a experiência em corridas com estes modelos. Nessa cadeia, ainda provemos os avanços em infraestrutura, que atualmente somam 236 pontos de carregamento e 80 plugs DC, todos com desconto exclusivo para motoristas parceiros da 99.

Como resultado da coalizão, a 99 foi a primeira empresa do país a lançar a primeira categoria exclusiva para veículos elétricos e híbridos do país. A 99electric-Pro, foi lançada em julho de 2024, e veio para reforçar o compromisso da marca em oferecer soluções inovadoras, com foco na promoção de metrópoles mais sustentáveis e inteligentes, além de proporcionar uma experiência única a passageiros, com veículos tecnológicos que possuem baixa emissão de carbono e ruídos, além de comodidades como wi-fi e carregadores de celular

Ao lado dos membros também promove a locação e aquisição de veículos elétricos e híbridos. O projeto com a Dahruj, que inclui a participação do Santander, da BYD e da IturanMob, possibilita aos motoristas parceiros da 99, locar veículos com parto do valor do aluguel subsidiado pela plataforma. A Aliança também anunciou a locação de 200 unidades do BYD Dolphin, por meio da parceria com a Osten Group em São Paulo e na região metropolitana.
 

  • Quanto a Aliança já investiu desde a criação e quais as ambições para o este ano?

Em quase 3 anos, foram investidos mais de R$ 332 milhões, em ações que promoveram a aquisição, locação, infraestrutura e manutenção de veículos elétricos e híbridos. Para 2025, a expectativa de investimento é de aproximadamente R$ 180 milhões, para acelerar a mobilidade sustentável no Brasil, principalmente para que o país lidere essa frente durante a COP30, que vai acontecer em Belém, no Pará. Esse investimento será destinado para aumentar o acesso dos condutores parceiros da 99 a veículos elétricos e híbridos, incluindo o acesso a motocicletas elétricas, por meio de estratégias de parcerias que vão expandir e facilitar a locação, manutenção, além de instalação de infraestrutura de recarga no país. Isso para garantir que os motoristas e passageiros que escolhem utilizar o veículo elétrico tenham uma operação eficiente do começo ao fim.

  • Como a 99, junto à Aliança pela Mobilidade Sustentável, está liderando a transformação da mobilidade no Brasil, especialmente no contexto da transição energética discutida nas COPs?

A 99 está comprometida em acelerar a transição energética na mobilidade urbana brasileira, liderando, por meio da Aliança pela Mobilidade Sustentável, um esforço que vai além das discussões globais das COPs e se concretiza em ações práticas. Desde 2022, a plataforma tem integrado veículos elétricos e híbridos em larga escala, promovendo um transporte de baixo carbono.

Até o momento, os veículos eletrificados que operam pelo app 99 já evitaram a emissão de mais de 14 mil toneladas de CO2, o que equivale a cerca de 110 mil árvores. Isso se alinha diretamente com as metas globais de descarbonização discutidas nas COPs, e reforça o papel da 99 como pioneira nesse movimento no Brasil.

  • Quais são os desafios do setor?

Dados da pesquisa Mckinsey de outubro de 2022, apontam que o transporte por aplicativo será responsável por 85% da frota elétrica no Brasil até 2040, além de contribuir para os avanços em todo o ecossistema de eletromobilidade. Na 99, acreditamos que isso só é possível em coletivo. Com a Aliança pela Mobilidade Sustentável, propomos a integração de diversos grupos para impulsionar a eletrificação de veículos e a infraestrutura de recarga no Brasil para uma mobilidade urbana mais sustentável, verde e inteligente, tendo o transporte por aplicativo como vetor.

Neste sentido, seguimos na vanguarda dessa iniciativa, promovendo parcerias estratégicas com empresas de energia, instituições financeiras e órgãos governamentais para facilitar essa expansão, colhendo resultados positivos e ampliando nossas metas previstas para 2025. Nosso próximo passo é referente a responsabilidade no controle da redução de emissão de carbono gerada pelos veículos eletrificados da plataforma por meio de créditos. Em estudos com parceiros da Aliança, nossa próxima meta é desenvolver o processo desta cadeia 100% no país e recompensar nossos motoristas parceiros gerando créditos mensalmente.

  • Há projeções para o crescimento de veículos eletrificados na 99 em 2025?

Atualmente, a 99 conta com mais de 10 mil veículos elétricos na plataforma, e estamos trabalhando para alcançar a marca de 20 mil veículos eletrificados cadastrados no próximo ano. A nossa categoria 99electric-Pro que oferece veículos elétricos premium para os passageiros, deve se expandir para outras regiões, devido ao sucesso e adoção positiva tanto de passageiros quanto de condutores parceiros.

Esse objetivo é parte de uma estratégia mais ampla, que ajuda as pessoas a terem o transporte elétrico como o seu meio de transporte, também queremos transformar a experiência de deslocamento nas cidades com menos ruído, redução das emissões de carbono. Além de garantir uma viagem segura.

Outro foco é aumentar a participação de veículos eletrificados entre os carros novos para 15% das vendas até 2025. Isso alinhado a COP28, que incentivou a transição energética dos combustíveis fósseis para fontes de energia mais limpas e sustentáveis. Como líderes em mobilidade de duas e quatro rodas, é nosso papel continuar criando esforços que vão acelerar essa transição do transporte urbano.

  • Como a 99 avalia os caminhos e os desafios para a eletrificação?

Em um país tão grande e populoso como o Brasil, o único caminho possível para que a eletromobilidade avance é a partir da união de diferentes players que tem essa causa como propósito e compromisso da marca, assim como a 99.

Nenhum player isolado é capaz de promover as mudanças necessárias. Na Aliança pela Mobilidade Sustentável propomos a integração de diversas empresas em uma grande rede com vista para o futuro do país, com o objetivo de reduzir a emissão de CO2 nos grandes centros urbanos, e contribuir para uma vida melhor para todas as pessoas.

Com investimentos cruzados na iniciativa, e dentro da área de expertise de cada companhia, queremos impulsionar a demanda pelos veículos eletrificados no país. Nossa ideia é unir a indústria, combinar as especialidades de diferentes mercados e ter uma rede forte e transparente.

  • Investir em veículos elétricos ainda não é acessível para o bolso do brasileiro. Como a 99 e seus parceiros estão encarando esse desafio?

Por meio de parcerias, os membros da Aliança têm adotado estratégias para tornar o acesso e investimento aos carros elétricos mais democrático. Entre as ações dos 23 membros da Aliança, estão a promoção de melhores taxas de financiamento e descontos especiais, algo que apenas é possível porque temos o ecossistema ao nosso lado. Graças à parceria, os motoristas podem contar com descontos, financiamento especial, além subsídios diretos, principalmente em modelos da BYD, que é uma das principais parceiras da 99.

Também implementamos soluções que promovem o aluguel desses veículos, que permitem que o motorista interessado pague apenas pelo uso do veículo elétrico, evitando por exemplo o alto investimento inicial. Esse é um desafio que precisa ser entendido por partes: promover o acesso, educar, oferecer condições de financiamento e até mesmo a possibilidade de alugar vão tornar a transição de mais atraente para o mercado brasileiro.

Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

SUV/Crossover
Hatchback
Picape
Sedã
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro

Facebook LinkedIn Instagram YouTube

© 1995–2024 Kelley Blue Book Co.®, Inc. Todos os direitos reservados.