"Com um último sorriso em sua bela face, Dan guiou rumo ao desconhecido pouco depois do meio-dia de hoje, 14 de janeiro de 2018. Com o pesar mais profundo, com gratidão em nossos corações pelo amor e alegria que você nos deu durante sua passagem pela terra, nós dizemos adeus." É desse jeito, bonito e triste, que a família de Daniel Sexton Gurney se despediu dele neste domingo (14). Mais conhecido como Dan Gurney, este norte-americano de 86 anos e 1,93 m foi não apenas uma lenda nas pistas de corrida, mas também um inventor de mão cheia. Ele é pai da comemoração de vitórias com champanhe, depois de vencer as 24 Horas de Le Mans em 1967, da Alligator, do motor que não vibra e do Gurney Flap, provavelmente sua criação mais famosa.
A Alligator é uma moto com assento bem baixo, na qual o motociclista se senta bem mais baixo. Ia de 0 a 96 km/h em 3,1 s e teve apenas 36 unidades produzidas. Item de colecionador, atualmente.
O motor que não vibra, por sua vez, foi patenteado em 2015. Chamado de "Moment-Cancelling 4 Stroke", este motor tem virabrequins transversais conectados por engrenagens, em vez dos longitudinais que normalmente se vê por aí. Com 1,8 litro, o projeto de Gurney atinge uma rotação máxima de 9.500 rpm e pode render até 287 cv com uma taxa de compressão de 10:1. Ainda esperamos que ele surja antes que os motores a combustão se despeçam de nós.
Por fim, o Gurney Flap foi uma solução que ele deu ao carro de Bob Unser, em 1971. Com uma pequena aleta de alumínio sobre o aerofólio traseiro do carro de corrida de Unser, Gurney conseguiu ao mesmo tempo aumentar a sustentação negativa do bólido, fazendo com que ele grudasse mais no chão, e evitar a sustentação positiva, que poderia fazê-lo "decolar" da pista.
Gurney foi casado a vida toda com Evi e teve com ela quatro filhos: Justin, Alex, Dan Jr. e Jimmy. Ele morreu devido a complicações por pneumonia. E fará uma falta danada. Não só por ter sido um vencedor nas pistas, mas por seu espírito criativo. Como já dissemos antes, pessoas como ele são raras. Cada vez mais.