A Dacia, subsidiária romena da Renault, revelou nesta quarta (30) a nova geração do Duster, o SUV que é vendido como Renault por aqui. Depois de sete anos desde o seu lançamento, o utilitário emergente da companhia passou por sua primeira grande renovação, que foi apresentada em detalhes no Salão de Frankfurt, na Alemanha.
Visualmente, podemos observar que a Dacia foi conservadora na hora de renovar o Duster. Sua silhueta de utilitário tradicional e carroceria com para-lamas encorpados, que transmitem a conhecida robustez do modelo, foram mantidos. As mudanças mais evidentes ficaram restritas à frente do carro.
A grade frontal está com um aspecto ligeiramente mais afilado, mas continua se conectando com os faróis, mais largos e com nova disposição das luzes. O acabamento da grade chama a atenção por abandonar a solução de frisos convencionais. O capô está mais musculoso, com vincos salientes. Atrás, a novidade fica por conta das lanternas quadradas (que lembram muito as do Jeep Renegade) e tampa do porta-malas com menos nuances.
Por dentro, as fotos mostram que a receita aplicada externamente se repete na cabine. O design do painel continua com um aspecto mais rústico e sóbrio, para reforçar a missão do "custo-benefício" do modelo, que dispensa muito refinamento. Como o para-brisa foi reposicionado 100 mm à frente, o espaço da cabine passa ainda mais sensação de espaço, uma das principais virtudes do SUV.
A plataforma do utilitário não é totalmente nova, embora a Dacia insista que se trate de um "all-new" Duster. Na verdade, sua arquitetura é uma atualização – profunda, é verdade – da B0, adotando estratégia parecida com a que a Renault renovou a dupla Sandero e Logan no Brasil.
Entre as tecnologias e equipamentos que mais se destacam estão a central multimídia Media NAV 2, câmeras 360º e assistente de descida com velocidade controlada. Controle eletrônico de estabilidade, airbags laterais e de cortina e ar-condicionado digital completam a lista de novidades do Duster.
Quando começar a ser feita no Brasil (algo esperado só para 2019), essa geração do Duster provavelmente terá a mesma oferta de motores e câmbios, com exceção do automático de quatro marchas, que deverá ser aposentado, dando lugar ao CVT para a versão 2.0 (1.6 SCe já possui este câmbio). A tração 4x4 continuará sendo opcional.