A compra de um carro novo é daquelas que só devem ser feitas a longo prazo. Basta tirar o veículo da concessionária para que ele perca, em média, 20% de seu valor de venda. Tudo porque ele deixa de ter a mágica aura de “0 km”. Quem troca de automóvel com frequência, ou não sabe se terá de vendê-lo em um prazo relativamente curto (menos de 3 anos) faz melhor em optar por um usado. Mas sempre fica o receio de ter dores de cabeça com manutenção ou problemas legais de um carro de procedência desconhecida. Para evitar que isso aconteça, a KBB oferece este guia de compra com os passos para uma aquisição despreocupada, e muito mais satisfatória, de seu modelo de segunda mão.
Avalie suas necessidades e os modelos que mais bem as atendem
Antes de mais nada, é preciso ter muito claro o uso que você fará do automóvel. Será para deslocamentos diários ou esporádicos? Quantas pessoas precisará levar nele regularmente? Transportará crianças? Precisará carregar carga ou muita bagagem constantemente? Circulará por caminhos bem asfaltados ou estradas de terra? Essas perguntas o ajudam a pensar, primeiro, no modelo ideal a comprar. Quem carrega carga há de precisar de uma picape, por exemplo. Quem leva crianças deve ter modelos com bom espaço de bagagem (como peruas ou sedãs), Isofix (para as cadeirinhas) e segurança reforçada, entre outros itens. Uma boa compra começa tendo muito bem em vista a utilização a que o carro será sujeito.
Faça as contas
Outro aspecto fundamental da compra é saber quanto você está disposto a pagar. Orçamentos ilimitados podem livrá-lo deste tipo de preocupação, mas não é todo mundo que conta com essa facilidade. Diante disso, é fundamental saber quanto você tem em caixa, ou tem condição de desembolsar, para colocar um automóvel em sua garagem. Mas não só em relação à compra, que é apenas o começo de tudo.
Automóveis são uma fonte contínua de despesas. Abastecimento, manutenção e seguro são gastos regulares que é preciso conhecer antes de se decidir pela compra. Quanto você pode gastar todo mês em combustível? Quais são os custos de reparo do veículo que pretende comprar? Qual é o valor do seguro para o modelo escolhido e que tipos de proteção você pretende contratar?
Se você frequenta ou vive em regiões com furtos e roubos frequentes, escolher um modelo menos visado por ladrões é prudente tanto do ponto de vista de segurança quanto financeiro, já que muitos veículos têm seguros altos demais. Quem usa o carro com frequência precisa de modelos com motores mais econômicos, que exijam menos reabastecimentos. Veículos com custos de manutenção alta têm seguros caros, desvalorizam mais rápido e são mais difíceis de revender.
Prefira os revisados em concessionária ou com histórico de manutenção
Se você não conhece o dono do carro que pretende adquirir, caso da grande maioria dos compradores, é preciso ter certeza de que ele tinha os devidos cuidados com o veículo. Um ótimo indício disso são os históricos de manutenção.
Carros sempre revisados em concessionárias passam por todas as verificações necessárias e também por eventuais recalls. Eles são a melhor opção de compra. Os que são levados a oficinas independentes podem inspirar menos confiança, mas, se tiverem seu histórico de manutenção, com as épocas das revisões e o que foi trocado ou consertado no automóvel, isso também ajuda a saber como o veículo era cuidado. Pergunte se o vendedor tem esse histórico. Se não tiver, melhor continuar procurando.
Pesquise sobre o modelo na internet
Digamos que você já saiba exatamente que carro pretende ter. Ou que esteja em dúvida sobre, no máximo, uns 2 ou 3 modelos. Entre em fóruns de discussão sobre eles. Pesquise por defeitos crônicos ou recorrentes. Visite sites de reclamação para ver do que seus proprietários se queixam. Isso evita surpresas desagradáveis.
Veja o carro sempre à luz do sol
Não caia no erro de ver um veículo em que estiver interessado sob luz artificial ou em lugar fechado. Diferenças na pintura, causadas por reparos de funilaria mal feitos, são sempre mais fáceis de esconder nestas condições. Sempre que for ver um automóvel, veja-o sob a luz do sol. Cheque sinais de conserto, como nas emendas de peças da carroceria, o alinhamento destas peças e se a pintura está lisa e brilhante ou opaca e porosa, outro sinal de que o automóvel sofreu batida e não foi consertado como seria de esperar. Para detectar se há massa plástica em alguma parte, use um ímã envolto por uma flanela.
Confira o estado do interior
Volante, pedais e pomo de câmbio muito desgastados podem ser sinais de que o carro tem quilometragem muito mais alta do que o hodômetro marca. E carro com hodômetro fraudado é certeza de mau negócio. Verifique também se os revestimentos das portas e do teto estão em bom estado. Por mais que seja possível reformá-los, o resultado fica sempre inferior ao de um modelo original.
Confira os pneus e o funcionamento do veículo
Uma fonte grande de despesas está nos pneus. Confira se eles estão em bom estado, ainda distantes de alguma substituição. Também é importante que eles sejam todos do mesmo modelo e fabricante, especialmente no mesmo eixo. Pneus diferentes em um mesmo eixo causam diferenças de comportamento em situações críticas, como frenagens ou sob chuva forte.
Abra o capô e procure por sinais de vazamento de óleo. Motor lavado pode ser uma tentativa de disfarçar defeitos deste tipo. Com o escapamento frio, passe um lenço de papel na parte interna, para ver se não há sinais de lubrificante. Peça para ligarem o motor e veja se sai alguma fumaça do escapamento. O normal é sair apenas vapor, quando muito. Fumaça branca ou azulada é sinal de que o motor está queimando lubrificante.
Desligue o motor e religue apenas a ignição. As luzes-espia devem se acender. Muita gente tira as lâmpadas de verificação de ABS ou airbags, sistemas com conserto e substituição muito caros. Inspecione o funcionamento dos sistemas elétricos, de iluminação (se todas as lâmpadas funcionam) e se o ar-condicionado gela corretamente. No vidro traseiro, confira se todos os filamentos do desembaçador estão inteiros, sem ressecamentos.
Confira a lista de equipamentos
Entre comprar um veículo cheio de opcionais ou um que já traz os itens que você deseja de série, prefira o que vem com os equipamentos como standard. Modelos recheados de opcionais têm estes itens normalmente desconsiderados em sua cotação de preço. Pior: podem ter recebido os equipamentos de forma paralela, o que traz riscos ao sistema elétrico e à integridade de todo o veículo.
Dirija o usado pretendido
Se você não encontrar problemas nas inspeções visuais, peça para dirigir o veículo. Só em movimento que se percebe coisas como ruídos estranhos no motor ou na suspensão, problemas de frenagem, como desvios de rota, e desalinhamento. Este pode ser causado por algo como mera desregulagem, mas também pode ser algo mais sério, como carroceria torta por batida. Na dúvida, continue procurando por um carro sem indícios de problema. Procure rodar com o veículo por pisos irregulares e em subidas, prestando atenção a eventuais faltas de força do motor ou falhas de qualquer tipo. Freie forte, em local seguro, para ver com o carro se comporta e, se ele tiver ABS, se o sistema funciona corretamente. Avalie se as trocas de marcha ocorrem sem sinais de problema. Se o câmbio for manual, verifique se os engates ocorrem de modo fácil e se a embreagem parece gasta ou ainda em bom estado.
Faça uma vistoria
Se tudo parecer correto com o veículo que você escolher, mas você ainda tiver dúvidas sobre documentação ou se o automóvel não tem nenhum tipo de defeito oculto, peça uma vistoria. Empresas como a Dekra oferecem serviços que garantem até a devolução dos valores pagos pelo carro se ele tiver algum problema no futuro, dependendo da abrangência da inspeção. Algumas vistorias avaliam apenas aspectos legais do veículo, como registros de acidentes graves, correção do número do chassi, se ele bate com o número do motor e assim por diante. Outras avaliam o carro por completo e informam se ele tem defeitos graves ou se está com a mecânica em dia.
Prefira modelos ainda na garantia
A vantagem de optar por seminovos é que muitos deles ainda estão cobertos por suas garantias de fábrica. Prefira sempre aqueles veículos que contam com este tipo de proteção, uma tranquilidade a mais para uma compra tão livre de preocupações quanto possível.
Confira o preço na KBB
Você encontrou um carro excelente, com quilometragem baixa e certificada, ainda na garantia, quase em estado de novo. Mas quanto o vendedor está pedindo por ele? Se for um valor dentro de nosso Intervalo de Preço Justo, pode comprar tranquilo que você terá feito um ótimo negócio. Se for um valor próximo ou até igual a nosso Preço Justo, melhor ainda. Qualquer coisa acima do Intervalo pode representar prejuízo. Abaixo dele, pode acender um sinal de alerta. Quando a esmola é demais...
Ainda que as precauções sejam muitas, elas visam garantir que você faça o melhor negócio possível diante de um mar de possibilidades. Lembre-se sempre disso quando estiver procurando seu carro novo. Não se encante pelo primeiro carro bonito que aparecer, especialmente se ele estiver caro. As oportunidades estão por aí e, para sua sorte, há normalmente muito mais gente querendo vender do que comprar. Uma boa aquisição às vezes exige tempo. É só dele que você precisa, além de nossas dicas, para sair por aí com seu carro novo. Sem preocupações ou arrependimentos no porta-malas.