Lançado recentemente na Europa para ser utilizado em curtos trajetos urbanos, o Citroën Ami já está no Brasil. Um exemplar do carrinho elétrico foi flagrado pelo leitor Fernando Buarque sendo transportado em um caminhão-cegonha com veículos da Stellantis em Sergipe.
Segundo uma fonte ligada à Stellantis, a empresa pretende apresentar o modelo ao mercado brasileiro “mais em breve, mas sem falar de preço por enquanto”. A informação vai de encontro com a afirmação da presidente da Citroën do Brasil, Vanessa Castanho, que confirmou em novembro do ano passado o desejo da marca vender o Ami no país.
Citroën Ami sendo transportado em caminhão-cegonha com outros veículos da Stellantis (Foto: Fernando Buarque)
No entanto, a legislação brasileira pode ser uma barreira para a comercialização do elétrico por aqui. Diferentemente da Europa, onde o Ami é enquadrado como quadriciclo, não exige carteira de motorista e pode ser conduzido por adolescentes a partir de 14 anos, no Brasil resta saber como o subcompacto será classificado.
Caso a lei brasileira considere o Citroën Ami como um automóvel, ele terá de receber os airbags frontais, obrigatórios em todos os carros novos desde 2014. Esse item de segurança não está presente na Europa justamente pelo fato de o subcompacto ser considerado um quadriciclo de baixo custo voltado ao uso urbano.
Subcompacto elétrico pode ser recarregado em tomadas convencionais de 220 volts
Por outro lado, se for vendido no Brasil, o Ami poderá se beneficiar da resolução 573 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para ser classificado como quadriciclo. Essa medida, que até 2015, englobava somente veículos a combustão com características mistas entre carros de passeio e motocicletas, passou a incluir também modelos elétricos, como o Renault Twizzy (foi vendido no país durante um breve período).
Já outra fonte afirma que o Ami foi trazido ao Brasil para testes de engenharia local da Stellantis. “Como a nossa engenharia é responsável por Latam (América Latina), talvez o tenham trazido para avaliação em outros mercados. Ou só para conhecer mesmo”.
Como é o Citroën Ami
O subcompacto mede somente 2,41 metros de comprimento, (cerca de 30 cm mais curto que um smart fortwo), 1,39 m de largura e 1,52 m de altura. Criado para ser utilizado somente na cidade, o Ami é movido por um motor elétrico de apenas 8 cv, potência suficiente para empurrar os 485 kg de sua carroceria feita de material plástico até os 45 km/h de velocidade máxima permitida pela lei europeia.
A bateria tem autonomia de até 77 quilômetros e pode ser recarregada em qualquer tomada convencional de 220 volts.
Para reduzir os custos de produção, a Citroën adotou soluções criativas, como os para-choques dianteiro e traseiro praticamente idênticos e nichos emborrachados no lugar dos porta-objetos. As portas se abrem ao contrário e possuem vidros basculantes no lugar da abertura convencional.
Citroën Ami mede apenas 2,41 m de comprimento e pesa menos de 500 kg
Na Europa, o Citroën Ami custa por volta de 7 mil euros (cerca de R$ 36.400 em conversão simples na cotação atual), mas muitos usuários preferem alugá-lo em pacotes mensais ou somente por algumas horas.
Pela locação mensal são cobrados 1.700 euros (R$ 8.850) pela taxa de contratação do serviço e mais 20 euros (R$ 105) por cada mensalidade. Para quem precisa do elétrico apenas para um deslocamento rápido, o cliente paga 26 centavos de euro (R$ 1,35) a cada minuto de utilização.