O consumidor não quer mais saber de hatchbacks médios no Brasil. É isso que fará com que a produção do Ford Focus se encerre na Argentina a partir de maio do ano que vem. Como reagir a isso? Uma forma é despachar os hatchbacks e começar a fabricar SUVs e crossovers, como deve acontecer com o Ford Territory, sério candidato a ser fabricado em Pacheco. Outra é tornar os hatches médios mais interessantes, como a Chevrolet parece querer fazer com o Cruze no próximo Salão do Automóvel. Ela mostrará por lá o Cruze SS, baseado no Cruze Sport6, que virá com um motor de 300 cv. Carro de imagem, criado para deixar os fãs de esportivos babando por um mais acessível.
O Cruze SS será baseado na versão esportiva do Cruze vendida nos EUA, a RS, mas virá com rodas de aro 20, pneus 235/35 R20, bancos concha, aerofólio estilizado e cinto, pedais e volantes de competição. A GM dá a entender que os 300 cv foram extraídos do motor 1.4, por meio de um pacote de preparação, mas, por se tratar de um conceito, não duvidaríamos se ele recebesse o motor 2.0 turbo do Camaro e do Equinox, que já chega sem muita história aos 262 cv. Mas, considerando o quanto o Salão do Automóvel será baseado em "conceitos" que nada mais são do que modelos de produção modificados, o mais provável é que seja mesmo o 1.4.
Alguma chance de vermos o Cruze SS em produção? Dependeria de preço e de receptividade, mas o mais provável é que seja criado um kit de personalização, para venda como acessório pela rede autorizada. Até porque a Volkswagen já tem uma versão esportiva de seu hatchback médio, a GTI, e ela não fez muita diferença nas vendas do modelo, que também periga de sair de linha na América do Sul. Má notícia para os fãs deste tipo de carroceria, mas nada que os apreciadores de peruas já não tenham visto antes.