Confirmado para o Brasil, o BYD YangWang U8 surpreendeu em mais uma demonstração de capacidade de transpor obstáculos. Após superar a maior duna do mundo, uma montanha de areia estacionária de 487 metros de altura localizada na China, o SUV elétrico mostrou que é também capaz de flutuar na água por até 30 minutos.
De acordo com a BYD, a função de flutuação é “acionada passivamente” em emergências. O recurso foi desenvolvido para o veículo chegar a um local seguro em caso de inundações repentinas ou alagamentos fora de estrada. Uma vez que a função é acionada, o SUV tem de ser levado à fábrica para passar por uma revisão.
Quando submetido a trechos alagados, o U8 aciona o sistema de vetorização de torque das quatro rodas para “navegar” a até 3 km/h. O SUV também é capaz de fazer curvas enquanto flutua na água.
Medindo 5,32 metros de comprimento, o YangWang U8 é um SUV grandalhão que pesa absurdos 3.460 kg. Ainda assim, o SUV é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em impressionantes 3,6 segundos e atingir a velocidade máxima de 200 km/h (limitada eletronicamente).
O desempenho de fazer inveja a muito superesportivo é proporcionado por quatro motores elétricos (um em cada roda), que entregam 1.200 cv de potência e 103,5 kgfm de torque. Um motor 2.0 a gasolina, que funciona como gerador, fornece energia à bateria de 49 kWh, integrada ao chassi do veículo.
Segundo a BYD, o U8 tem autonomia elétrica de 180 km pelo ciclo CLTC. A recarga de 30% a 80% da bateria leva apenas 18 minutos em carregadores rápidos de corrente contínua (DC) de até 110 kW.
A BYD ainda destaca as aptidões off-road do U8, como os 16 modos de condução, que adaptam o SUV a praticamente qualquer terreno, os ângulos de ataque (31°) e saída (30°) maiores que os do Mercedes-Benz Classe G, além da capacidade de atravessar alagamentos de até um metro de profundidade sem a necessidade de utilizar snorkel.
Além das “habilidades” para superar obstáculos, o U8 é dotado de avançadas tecnologias autônomas. São mais de 30 recursos, incluindo controle de cruzeiro adaptativo, assistente de estacionamento automático, entre outros.
O interior, revestido de couro Nappa, conta com duas telas horizontais de 23,6 polegadas no painel, integradas à multimídia de 12,8” com sistema de som Dynaudio. Os bancos possuem massageador com pedras quentes de matriz de 10 pontos, enquanto o acabamento da cabine recebe madeira Sapele, da África.
O BYD YangWang U8 é o carro mais caro fabricado na China atualmente, custando o equivalente a US$ 150 mil (cerca de R$ 743 mil em conversão direta na cotação atual).