Apresentado na China no último dia 9, o Buick Excelle passou quase despercebido aqui no Brasil. Mas não deveria. Isso porque ele é o primeiro automóvel criado sobre a plataforma GEM colocado à venda no mundo. Se você ainda não está familiarizado com o termo, GEM significa Global Emerging Markets e faz referência à plataforma que substituirá a GSV, sobre a qual boa parte dos produtos atuais da GM no Brasil são fabricados. Estamos falando de Onix, Prisma, Cobalt e Spin.
Com entre-eixos de 2,61 m, o Excelle quase empata com o Cobalt nessa medida (o modelo brasileiro tem apenas 1 cm a mais). Sua segunda geração, a imediatamente anterior à nova, usava a mesma plataforma do Cruze antigo, a Delta 2, mas não havia motivo para adotar a D2XX em um modelo destas dimensões. Com base nisso, o designer brasileiro Kleber Silva até arriscou imaginar como ficaria o novo Cobalt. Ou o novo Prisma, se a GM quiser fazê-lo crescer e colocar o Cobalt em um outro patamar de mercado.
A Buick ainda não revelou as demais dimensões do modelo ou suas motorizações, mas vale acompanharmos de perto qualquer atualização sobre ele. Tudo porque a GM acabou com o centro de desenvolvimento brasileiro. Todos os futuros carros da GM para nosso mercado virão de desenvolvimentos chineses. E o Excelle certamente aponta os caminhos que deverão ser seguidos pelos sucessores dos atuais campeões de venda brasileiros.