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Citroën C4 Cactus Feel Pack é bom SUV, mas deve perder vendas para o C3 Aircross

Concorrência interna pode fazer clientes migrarem para o recém-lançado SUV da marca

O Citroën C4 Cactus é invariavelmente lembrado como boa opção de compra quando se trata de SUVs compactos. Além do visual fora do padrão do segmento, o modelo entrega nível de equipamentos condizente para a sua faixa de preços e desempenho satisfatório, mesmo quando leva sob o capô o veterano motor EC5 1.6 16V aspirado.

Na versão Feel Pack, a mais buscada no configurador de veículos do site da Citroën, o C4 Cactus custa a partir de R$ 125.990, mas se o cliente decidir pela compra online, o preço cai para R$ 115.990 sem considerar as pinturas metálicas e perolizadas, que acrescentam entre R$ 1.500 e R$ 2.950 ao preço final do carro.

Porém, mesmo com o desconto de R$ 10 mil, o C4 Cactus Feel Pack fica perigosamente posicionado entre as versões de entrada (Feel, R$ 112.990) e intermediária (Feel Pack, R$ 119.990) do recém-lançado C3 Aircross que, além de contar com o fator novidade, possui maior espaço interno.

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>> Citroën C3 Aircross: confira os preços e equipamentos de todas as versões

Outro ponto que pesa a favor do novato é a moderna motorização 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta, que gera até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, atrelada ao câmbio automático CVT com simulação de sete marchas. São números superiores aos 120 cv e 15,7 kgfm do 1.6 aspirado do C4 Cactus, que utiliza uma caixa automática de seis velocidades.

No uso diário, o motor 1.6 dá conta do recado. O desempenho está longe de ser exuberante como o da versão Shine THP, movida pelo 1.6 turboflex de 173 cv e 25,5 kgfm, mas é suficiente para rodar com certa agilidade no trânsito urbano, chegando a fazer médias de 9 km/l com gasolina.

A ausência do turbo é mais sentida quando é preciso pisar fundo no acelerador para o motor ganhar fôlego em ultrapassagens e retomadas na estrada. Nessas condições, o câmbio automático apela para reduções de marcha para ajudar o SUV embalar. Mesmo assim, o consumo rodoviário aferido durante o período de testes não foi ruim, variando entre 13 km/l e 16 km/l.

Apesar de ser altinho, o C4 Cactus tem dirigibilidade mais parecida com a de um hatch, uma vez que o motorista pode regular a altura do banco em uma posição mais baixa que a da maioria dos SUVs. Mas o que realmente merece elogios é o conjunto de suspensões, muito bem calibrado para as nossas condições de rodagem. Mesmo calçado em rodas de 17 polegadas, o C4 Cactus transmite conforto ao passar em ruas esburacadas, porém, sem comprometer a estabilidade em curvas e velocidades mais altas.

Agrada também a ergonomia da maioria dos comandos do carro, com exceção da antiquada alavanca que concentra os botões do controle de cruzeiro à esquerda do volante. A visualização do painel digital também não é das mais intuitivas, mas é fácil se acostumar após alguns dias de convivência.

Na linha 2024, o C4 Cactus recebeu alguns retoques internos, como a adoção de um novo console central com duas entradas USB e porta-copos, mas o carregador de celular por indução é item de série somente nas versões Feel Pack e Shine THP. Os bancos também ganharam novos revestimentos de couro, mas no geral o acabamento da cabine segue um tanto simples.

Quem viaja no banco traseiro passou a ter uma entrada USB para recarregar telefones celulares e usufrui de bom espaço, caso o passageiro do meio não seja “corpulento”. O porta-malas de 320 litros atende bem na maioria das situações, mas fica na média do segmento e bem abaixo dos 493 litros do compartimento do “irmão” C3 Aircross.

Em termos de equipamentos, o C4 Cactus Feel Pack é praticamente idêntico ao C3 Aircross Feel Pack (R$ 119.990), trazendo os airbags frontais e laterais, controles de estabilidade e tração, controlador de velocidade, luzes de rodagem diurna em LED, retrovisores, travas e vidros com acionamento elétricos nas quatro portas, racks de teto e central multimídia de 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

O C4 Cactus ainda se sobressai com o ar-condicionado digital, a câmera de ré, os faróis de neblina, a chave presencial com botão de partida do motor por botão no painel e as rodas de liga leve de 17” ante o jogo de 16” do C3 Aircross.

Veredito – o Citroën C4 Cactus Feel Pack já sente o peso da idade do projeto em alguns aspectos, mas com os abatimentos nos preços promovidos pela Stellantis ainda é um carro a ser considerado por entregar bom nível de equipamentos, mecânica confiável e desempenho satisfatório para a sua proposta. Entretanto, corre o risco de sofrer concorrência interna por parte do C3 Aircross, que entrega praticamente o mesmo conteúdo em uma “embalagem” maior e com motor mais potente.

Ficha técnica Citroën C4 Cactus Feel Pack

Preço: R$ 115.990 (dezembro de 2023)
Motor a combustão: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.6 16 válvulas, aspirado, a gasolina e etanol
Potência: 115/118 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque: 15,7 kgfm a 4.750 rpm
Tração: dianteira
Câmbio: automático 6 marchas
Direção: elétrica
Suspensão dianteira: independente McPherson
Suspensão traseira: eixo rígido
Freios dianteiros: discos ventilados com ABS e EBD
Freios traseiros: tambores com ABS e EBD
Pneus: 205/55 R17
Rodas: liga leve 17 polegadas
Dimensões: 4.170 mm de comprimento/ 1.714 mm de largura/ 1.534 mm de altura/ 2.600 mm de entre-eixos
Peso em ordem de marcha: 1.225 kg
Capacidade de carga: 350 kg
Volume do porta-malas: 320 litros
Volume do tanque de combustível: 55 litros
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12 segundos
Velocidade máxima: 190 km/h

Consumo Inmetro
Cidade: 7,8 km/l (e) / 11,1 km/l (g)
Estrada: 9,4 km/l (e) / 13,1 km/l (g)

Avaliação Profissional KBB
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