Quando o Volkswagen up! estreou no mercado brasileiro, não é exagero afirmar que o subcompacto revolucionou o seu segmento pelo refinamento de seu projeto. Mais tarde, com o advento do motor 1.0 turbo, sua posição acima dos rivais se consolidou ainda mais pelo nível de desempenho aliado à eficiência que o modelo trouxe consigo. Contudo, toda esta tecnologia cobra seu preço e, no caso up!, este foi sempre o seu calcanhar de Aquiles diante da concorrência e, atualmente, este fator pesa ainda mais, considerando a versão topo de linha Xtreme 170 TSI que avaliamos pela Kelley Blue Book Brasil.
Nesta configuração mais cara, o Volkswagen up! Xtreme 170 TSI parte de R$ 56.890, ou seja, bem distante das versões topo do Fiat Mobi ou Renault Kwid, seus rivais "naturais" por porte da carroceria. Com este preço, o up! tem praticamente o mesmo preço do novo Chevrolet Onix na versão Turbo AT, que custa R$ 56.990 e chega bem perto dos R$ 58.690 pedidos pela versão X Plus 1.5 do Toyota Etios. Logo, a vida do up! não é nada fácil perto de rivais maiores e similares (ou até melhores) em desempenho e economia de combustível.
Do que você vai gostar no Volkswagen up! Xtreme 170 TSI
O up! pode ser um carro apaixonante. O motor turbo de 105 cv e animadores 16,8 quilos de torque dão fôleto de sobra ao subcompacto de 3,7 m de comprimento. A aceleração até os 100 km/h em menos de dez segundos e o fato de superar os 20 km/l com gasolina em rodovias, na prática, são os principais trunfos dele. Mas há outros ingredientes, como o isolamento da cabine a vibrações, ruídos e aspereza provenientes do cofre do motor, o comportamento controlado da carroceria em curvas e o trambulador preciso do câmbio manual de cinco marchas.
Apesar não contar com central multimídia, o pacote de equipamentos de série do up! traz os recursos que facilitam a conviência diária: ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, retrovisores com ajustes elétricos, rádio com entrada USB e conexção blutooth e DRL com lâmpadas halógenas.
Talvez você não curta...
O up! faz parte da lista de modelos que a Volkswagen precisa renovar para continuar habilitada a comercializá-lo como 0 km no Brasil. A razão é a ausência de cinto de três pontos para o passageiro do meio no banco de trás (só há o abdominal), item obrigatório em carros novos a partir deste ano. E para quem se preocupa com o espaço em carros naturalmente pequenos, incomoda ver o assoalho demasiadamente elevado atrás.
Avaliação completa
Assista à nossa avaliação completa do VW up! Xtreme 170 TSI diretamente no nosso canal no Youtube clicando no vídeo abaixo. Aproveite para se inscrever no canal, assim você receberá notificações sempre que houver conteúdo nosso por lá!
Ponta do Lápis
Veja o nosso comparativo do VW up! Xtreme 170 TSI contra seus principais rivais em preço e, de quebra, saiba qual é o nosso veredito sobre sua compra!
Ficha técnica
Modelo | Volkswagen up! Xtreme 170 TSI |
Motor | 1.0, 12V, turbo, 3 cilindros, dianteiro, transversal, flex |
Potência | 105 cv a 5.000 rpm |
Torque | 16,8 kgfm a 1.500 rpm |
Câmbio | Manual, 5 marchas |
Tração | Dianteira |
Freios (d/t) | Discos ventilados / tambor |
Suspensão (d/t) | McPherson / eixo de torção |
Dimensões (C/L/A) | 3,69 m / 1,64 m / 1,50 m |
Entre-eixos | 2,42 m |
Peso | 1.001 kg |
Porta-malas | 285 litros |