A nova geração do Toyota Rav4 já está sendo vendida em alguns países e foi patenteada no Brasil, mas ela só deve chegar por aqui no segundo semestre deste ano com este visual completamente renovado que você pode ver na foto logo abaixo. Enquanto ela não chega, a Kelley Blue Book Brasil andou na opção atual do SUV no país e descobrimos que, importado do Japão, o Rav4 não tem muitas cartas na manga para convencer você de que é ele que você deve levar para casa.
Num segmento cada vez mais disputado (os SUVs já representam a segunda categoria mais vendida no Brasil, segundo a Fenabrave, com 24,38% de participação em 2018), cada atributo conta na hora de conquistar o consumidor, rodeado por dezenas de opções de utilitários esportivos. E a versão de entrada do Rav4, que parte de R$ 129.990, economiza justamente nisso. Por ser importado do Japão, esta versão acaba se tornando pouco atrativa, uma vez que seu preço elevado não condiz com o nível de equipamentos que ele traz, como detalharemos adiante. Ao menos o espaço interno generoso e o desempenho razoável do motor 2.0 a gasolina podem contrabalancear os reveses do modelo.
Para complicar mais a vida do Rav4, seus principais concorrentes nesta faixa de preço são nomes de peso no mercado, começando por ninguém menos que o SUV mais vendido do país, o Jeep Compass, na versão Longitude Flex (R$ 124.990). Além dele, ainda temos o Volkswagen Tiguan 250 TSI (também por R$ 124.990) e o Kia Sportage com o pacote P.253 (este um pouco acima, por R$ 134.990). Todos eles superam o Rav4 na maioria dos quesitos, sobretudo conteúdo de série e refinamento, mas também podem ser melhores que o Toyota em desempenho e espaço interno. Assista ao nosso vídeo (abaixo) na Ponta do Lápis com ele para saber mais detalhes sobre esta comparação com seus rivais.
Do que você vai gostar no Toyota Rav4
Entre as qualidades do Toyota Rav4, podemos dizer que o seu design ainda condiz com a moda contemporânea de muitos SUVs. Os ângulos pontiagudos e formas curvilíneas, especialmente na frente, ainda são capazes de chamar atenção nas ruas e compõem um visual atraente. Resta saber se você prefere esta aposta mais urbana do modelo atual ou se ficou mais encatado com a personalidade mais robusta e tradicional da nova geração dele.
A distância entre-eixos de 2,66 m está na média dos concorrentes, mas o aproveitamento de espaço da cabine é bastante generoso. Até mesmo para quem for mais alto não há muita razão para reclamar de conforto para quem viaja atrás, com área suficiente para pernas e cabeça. O assoalho quase plano no meio também facilita a acomodação de três pessoas na segunda fileira de bancos. Completa a receita espaçosa do Rav4 o bagageiro de 547 litros, volume notável para a categoria, ainda que não se trate do maior porta-malas nesta faixa de preço dele.
Talvez você não curta...
Por R$ 130 mil, o Toyota Rav4 não traz equipamentos básicos de série para um modelo da sua categoria. Por exemplo, não há piloto automático, nem central multimídia (apenas um rádio tão simples quanto os de versões de entrada de veículos populares). A falta de refinamento do acabamento, que abusa de peças plásticas e ausência de uma segunda entrada USB ou saídas de ar para os passageiros de trás são outros pênaltis que, juntos tornam o custo-benefício do Rav4 pouco atraente.
O desempenho do motor 2.0, o mesmo usado pelo Corolla, mas menos potente, pois só é abastecido com gasolina (são 145 cv), não chega a ser o principal defeito do carro, mas também não vai extrair muitos sorrisos do motorista. Ele cumpre o necessário para embalar o SUV com agilidade razoável, mas exige maior atenção para realizar ultrapassagens. O comportamento da suspensão pode causar leve desconforto oportunamente devido às batidas secas de final de curso do conjunto ao passar por algum buraco em velocidade um pouco mais alta.
Avaliação completa
Assista à nossa avaliação completa da versão de entrada do Toyota Rav4 no nosso canal no Youtube! Aproveite para se inscrever e não perder nenhum conteúdo nosso por lá!
Na Ponta do Lápis
Assista ao nosso comparativo do Toyota Rav4 contra seus principais concorrentes!
Ficha técnica
Modelo | Toyota Rav4 |
Motor | 2.0, 16V, 4 cilindros, dianteiro, transversal, gasolina |
Potência | 145 cv a 6.200 rpm |
Torque | 19,1 a 3.600 rpm |
Câmbio | CVT (simula 7 marchas) |
Tração | Dianteira |
Freios (d/t) | Discos / Discos |
Suspensão (d/t) | McPherson / braços sobrepostos |
Dimensões (C/L/A) | 4,60 m / 1,84 m / 1,71 m |
Entre-eixos | 2,66 m |
Peso | 1.525 kg |
Porta-malas | 547 litros |