PUBLICIDADE
HomeNotíciasAvaliações
Compartilhar

Avaliação KBB™ - Renault Duster Oroch Dynamique 2.0

Espaço e conforto de SUV fazem a diferença para quem precisa de uma picape para o trabalho e lazer

A Renault foi pioneira ao estrear a categoria das picapes compacta-médias baseadas em monobloco (algo incomum para os modelos que não derivam de carros populares) com o lançamento da Duster Oroch em 2015. Porém, não é dela a coroa deste nicho dentro do universo das picapes, uma vez que a Fiat Toro – modelo semelhante em proposta, mas nem tanto em preço e porte – é quem sempre dominou as vendas, desde que chegou ao mercado. De qualquer maneira, ainda que seja só a sexta picape mais vendida do país, a Oroch consegue se valer das vantagens da construção de carro de passeio sobre as suas rivais menores, ainda que perca oportunidade de ser mais bem equipada. 

A versão avaliada pela KBB Brasil da Oroch foi a topo de linha Dynamique 2.0, que parte de R$ 80.600. Por este preço, a picape francesa bate de frente com as versões mais caras da Fiat Strada, a Adventure cabine dupla (R$ 79.990), e da Volkswagen Saveiro, a Pepper cabine dupla (R$ 78.490). Contra elas, pesa a favor da Oroch sua cabine espaçosa e uma condução mais agradável, contudo suas capacidades para o trabalho não se diferem muito daquelas apresentadas pelas outras duas menores.

Do que você vai gostar na Renault Duster Oroch Dynamique 2.0...

Como a Oroch é baseada no SUV Duster, são duas as suas principais virtudes: condução confortável e espaço na cabine. Mesmo quando está vazia durante a rodagem, a Oroch não provoca as conhecidas oscilações verticais da carroceria ao passar por buracos e remendos pelas ruas, o que faz toda a diferença para aumentar a sensação de conforto a bordo. O conjunto de suspensão independente do tipo multibraço atrás também entrega uma dirigibilidade mais próxima à de um carro de passeio, além de contribuir para que ela contorne curvas com menos transferência de peso lateral do que poderíamos esperar, caso ela tivesse uma construção tradicional de cabine sobre chassi. 

A herança da cabine do Duster garante que a picape possa abrigar até cinco pessoas durante uma viagem, que só não terão o mesmo nível de conforto para quem estiver nos bancos de trás por conta da postura um tanto mais vertical do encosto, devido ao recorte da carroceria para a caçamba. Mas em termos de espaço para pernas e cabeça, não há muito do que reclamar. 

Renault Oroch Dynamique parte de R$ 80.600

O desempenho do motor 2.0 de 148 cv e quase 21 kgfm de torque não decepciona na hora de entregar um vigor condizente com a categoria do carro, porém o conjunto formado com um antiquado câmbio automático de quatro marchas atrapalha a experiência ao volante...

Talvez você não curta...

Não é surpresa dizer que um câmbio de quatro marchas não está mais alinhado com o que há de mais moderno na indústria atualmente. Portanto, também não surpreende o fato de o desempenho do motor da Oroch ser mais amarrado em situações cotidianas de uso. Esticar marchas além da necessidade ou demorar para fazer trocas são reveses comuns ao longo da convivência com a Oroch. E o pior é que este comportamento cobra seu preço, alto, no consumo. Para ter uma dirigibilidade com respostas mais ágeis e agradáveis, o motorista deve evitar o modo Eco de condução, o que praticamente inviabiliza obter médias de consumo acima dos 5 km/l com etanol na cidade, por exemplo. 

A Oroch pode levar até 683 litros de volume na caçamba, com limite de 650 kg de carga. São números que o consumidor de picape já está acostumado pelo o que podem levar os modelos menores, ainda que a da Renault seja cerca 23 cm mais comprida e 8 cm mais larga que uma Fiat Strada. 

Outro fator em que a Oroch poderia se destacar mais, sobretudo na opção mais cara, é na oferta de equipamentos. O único recurso que de fato faz diferença entre a Oroch e as outras duas que citamos no começo do texto é o controlador de velocidade de cruzeiro, de série na versão Dynamique. A Strada Adventure, por outro lado, traz câmera de ré de série, item indisponível na Oroch. 

Avaliação completa

Para assistir nossa avaliação completa sobre a Renault Duster Oroch basta dar o play no vídeo abaixo! Aproveite para se inscrever no nosso canal no Youtube, onde publicamos vídeos novos toda semana! 

Ponta do Lápis

Veja também o nosso comparativo da Renault Oroch com suas principais rivais em preço!

Ficha técnica

Modelo Renault Duster Oroch Dynamique
Motor 2.0, 16V, dianteiro, transversal, flex
Potência 148 cv a 5.750 rpm
Torque 20,9 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio Automático, 4 marchas
Tração Dianteira
Freios (d/t) Discos ventilados / tambor
Suspensão (d/t) McPherson / multibraço
Dimensões (C/L/A) 4,70 m / 1,82 m / 1,69 m 
Entre-eixos 2,83 m
Peso 1.310 kg
Caçamba 683 litros
Compartilhar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba agora quanto vale seu carro novo ou usado

SUV/Crossover
Hatchback
Picape
Sedã
SW/Perua
Van/Minivan
Cupê
Conversível
Luxo
Hibrido/Elétrico
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Encontre o Preço do Seu Carro