A Nissan trouxe ao Brasil o carro elétrico mais vendido do mundo: o LEAF. Em sua segunda geração, o Novo Nissan LEAF está 37% mais potente e com uma densidade energética incrementada em 67% em relação ao anterior. Além disso, sua versão única é recheada de tecnologias de condução semiautônoma.
Pelas fotos já é possível perceber que, além da evolução mecânica, o LEAF também passou por uma total reformulação no visual. O modelo está maior (com 4,48 m de comprimento) e mais próximo dos outros carros da Nissan após adotar a identidade visual atual da marca. A dianteira traz o conceito em “V” que também pode ser observado nos outros veículos da montadora, mas no Novo Nissan LEAF o efeito é ainda mais evidente, uma vez que, por ser elétrico, não há necessidade de grade frontal, portanto há mais liberdade no design.
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Nesta geração, o Novo Nissan LEAF continua com os bons 2,70 m de distância entre-eixos, o que garante espaço o suficiente para abrigar quatro adultos com amplo conforto na cabine. Há diversas opções de porta-objetos espalhados na parte interna e os 435 litros de capacidade do porta-malas cumprem com as exigências de quem precisa de um carro prático para o dia a dia.
E por falar em uso diário, o Novo Nissan LEAF é capaz de rodar até 240 km (padrão americano) com uma carga completa de bateria, o que comporta com ampla folga a média de 35 km que o consumidor roda num trajeto entre casa e o trabalho. Há três maneiras de recarregar a bateria do LEAF. A principal delas é por meio do Wallbox, o carregador de parede, cuja instalação na residência do proprietário, por enquanto, é incluída no preço do carro. Com ele, bastam 8 horas para uma carga completa.
O usuário ainda pode se dirigir a um eletroposto para carregamento rápido, que recupera 80% em até 40 minutos ou usar o cabo de emergência para abastecer a bateria por meio de uma tomada residencial comum 110V ou 220V, cujo processo para obter os 100% leva cerca de 20 horas.
A bateria do Novo Nissan LEAF não depende só da energia externa para ser recarregada. Como todo carro elétrico inteligente, o Novo Nissan LEAF também pode reaproveitar a energia desperdiçada dos freios para regenerar a bateria. O recurso e-Pedal pode maximizar esse ganho ao permitir que você dirija usando apenas o pedal do acelerador, pois a atuação do freio motor do carro, para transformar a energia cinética em elétrica para a bateria, fica ainda mais eficiente para frear o carro ao tirar o pé do acelerador, podendo até pará-lo completamente.
Com todos os recursos à disposição (e-Pedal e modo Eco), o Novo Nissan LEAF pode aumentar em até 6% a sua autonomia com carga completa.
Para as ocasiões em que o desempenho é mais exigido do que a eficiência, o motor do LEAF não vai desapontar. São 149 cv e 32,6 kgfm, estes últimos disponíveis imediatamente ao acionar o pedal direito. O elétrico pode atingir os 100 km/h na casa dos oito segundos, garantindo não só a satisfação das respostas ágeis do carro, mas também a segurança necessária para realizar ultrapassagens em rodovias.
Ainda sobre segurança, a versão única em que o Novo Nissan LEAF é vendida já vem equipada com uma série de recursos de condução semiautônoma para assistir o motorista em diversas situações. Há controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que mantém o veículo a uma distância e velocidade programadas pelo motorista, e assistente de permanência na faixa, por exemplo. Mas o pacote tecnológico é complementado com alerta de ponto cego e um conjunto de sensores e câmera com visão 360º inteligente, facilitando a vida do condutor na hora de estacionar o carro.
O Novo Nissan LEAF custa R$ 195 mil e já está disponível em lojas da marca em seis capitais do Brasil. Assista à nossa avaliação completa do elétrico mais vendido no mundo diretamente no nosso canal no Youtube! Aproveite para se inscrever por lá para não perder nenhum vídeo novo da KBB Brasil!
FICHA TÉCNICA
Modelo | Nissan LEAF |
Motor | Elétrico |
Potência | 149 cv |
Torque | 32,6 kgfm |
Bateria | Íon-lítio laminada (40 kWh) |
Tração | Dianteira |
Freios (d/t) | Discos ventilados |
Suspensão (d/t) | McPherson / eixo de torção |
Dimensões (C/L/A) | 4,48 m / 1,79 m / 1,56 m |
Entre-eixos | 2,70 m |
Peso | 1.582 kg |
Porta-malas | 435 litros |