A Mercedes-Benz está em processo de renovação da sua linha compacta, sendo a primeira novidade a desembarcar por aqui atualizado o novo Classe A. O hatch é o responsável por balizar as mudanças que chegarão ao SUV compacto GLA, o que deve ocorrer até o começo do ano que vem. Enquanto isto não acontece, o GLA 250 Sport continua ostentando o, talvez, mais justificável status de Premium do segmento, sustentando seu custo um tanto mais elevado em seu nível de sofisticação e requinte.
Partindo de R$ 246.900, a versão 250 Sport conta com um motor 2.0 turbo de 211 cv e 35,7 kgfm de torque e compete diretamente com o mais vendido do segmento, o BMW X1 xDrive25i Sport (R$ 232.950), Jaguar E-Pace P250 R-Dynamic S (R$ 251.300) e Volvo XC40 R-Design (R$ 222.950).
Do que você vai gostar no Mercedes-Benz GLA 250 Sport
Embora a cabine do GLA já esteja precisando de uma modernizada (algo que certamente acontecerá na próxima geração, especialmente por conta das novas telas digitais a exemplo do novo Classe A), é inegável que o ambiente interno do modelo é um dos que mais fazem jus ao que esperamos de um carro Premium. Há alcantara nos bancos e no painel, couro onde mais se encosta, detalhes de costuras nas laterais das portas e, obviamente, nenhuma rebarba sequer na instalação das peças. Se você prioriza sofisticação, não vai se decepcionar neste quesito.
O desempenho do motor turbo também agrada mais do que o esperado, considerando que ele é o menos potente entre seus rivais diretos. O câmbio automatizado de dupla embreagem é quem merece mais elogios por conseguir extrair mais performance do carro, com trocas muito ágeis e suaves. Ainda há a opção de realizar trocas sequenciais pelas aletas atrás do volante, mas o carro se dá melhor mesmo controlando a caixa sozinho. A boa distribuição do torque evita qualquer reclamação de falta de vigor em situações de ultrapassagem numa rodovia, por exemplo, e a dinâmica controlada da carroceria (que mais se assemelha a de um hatch) é outro fator que contribui para o prazer ao dirigir.
Talvez você não curta...
Por não ter um porta exatamente de SUV, o GLA falhar ao economizar na praticidade e funcionalidade da cabine. Há dois baús no console central que abrigam razoavelmente bem suas coisas, mas o espaço ali poderia ser mais bem aproveitado, principalmente quando não há manopla de câmbio por ali (lembrando que na Mercedes o câmbio fica na alavanca direita ao volante). As laterais das portas também são bastante estreitas.
Atrás, o espaço é limitado. Dois adultos têm área meramente suficiente para as pernas e cabeça, mas três pessoas ali já não conseguiriam viajar com muito conforto, sobretudo por conta do assoalho elevado no meio.
AVALIAÇÃO COMPLETA
Assista à nossa avaliação na íntegra com o Mercede-Benz GLA 250 Sport diretamente no nosso canal no Youtube! Aproveite para se inscrever também, pois toda semana publicamos vídeos novos na plataforma!
PONTA DO LÁPIS
Comparamos o Mercedes-Benz GLA 250 Sport com seus principais rivais no segmento, em nosso quadro na Ponta do Lápis, também no Youtube! Assista:
FICHA TÉCNICA
Modelo | Mercedes-Benz GLA 250 Sport |
Motor | 2.0, 16V, turbo, dianteiro, transversal |
Potência | 211 cv a 5.500 rpm |
Torque | 35,7 kgfm a 1.200 rpm |
Câmbio | Dupla embreagem, 7 marchas |
Tração | Dianteira |
Freios (d/t) | Discos ventilados |
Suspensão (d/t) | McPherson / multilink |
Dimensões (C/L/A) | 4,41 m / 1,80 m / 1,52 m |
Entre-eixos | 2,70 m |
Peso | 1.460 kg |
Porta-malas | 421 litros |