Não causa mais espanto observar que os preços dos carros chineses estão ficando cada vez mais altos, à medida que as fabricantes vão apostando em segmentos com maior valor agregado, como é o caso da JAC. Desde que apostou num portfólio exclusivamente de SUVs e crossovers, a marca passou do patamar dos R$ 100 mil para importar ao Brasil o carro chinês mais caro à venda por aqui atualmente, o T80, que parte de R$ 144.990.
Com dimensões maiores que as de um Toyota SW4, líder entre os utilitários de grande porte, o T80 replica a mesma estratégia conhecida de marcas chineses em segmentos menores: rechear o carro de conteúdo para melhorar a relação entre o custo e benefício que ele pode oferecer frente aos rivais. E eles atingem este objetivo. Primeiro por conta do porte e do motor que equipa o T80, mas também porque sua lista de equipamentos é, de fato, generosa.
O problema do T80 são dois: a confiabilidade da marca (que não vive seu melhor momento há algum tempo no país devido a diminuta rede de atendimento) e a competição de peso que enfrenta. Por esta faixa de preço, o T80 concorre com o Chevrolet Equinox LT (R$ 151.390), Volkswagen Tiguan Allspace Comfortline 250 TSI (R$ 153.990) e Mitsubishi Outlander HPE de 7 lugares (R$ 155.990).
Do que você vai gostar no JAC T80
Para quem procura um SUV com espaço de sobra para levar até 5 adultos e duas crianças, o T80 é uma das opções mais generosas neste aspecto nesta faixa de preço. Os 2,75 m de distância entre-eixos não são os maiores da categoria, mas o aproveitamento de espaço na segunda fileira de bancos é exemplar. Além de haver ampla área para as pernas e cabeça, há saídas de ar-condicionado dedicadas para os passageiros dali. Os bancos extras, contudo, são dedicados para crianças, pois o espaço ali é apertado para um adulto (e o acesso poderia ser facilitado, caso os assentos à frente se deslocassem para frente). O conforto abordo para motorista e passageiro da frente ainda é reforçado pelas funções de aquecimento, resfriamento e massagem dos bancos.
O nível de acabamento do T80 é algo inédito dentro da JAC no Brasil. Painel e portas são revestidos de materiais macios ao toque, o que contribui para dar certa sofisticação à cabine, além de garantir maior durabilidade das peças (evitando ruídos excessivos ao longo do tempo).
O desempenho do T80, embora mereça algumas críticas, sobretudo quanto à atuação do câmbio (como você pode saber em detalhes no vídeo abaixo), é um dos pontos fortes do utilitário. Ele é equipado com motor 2.0 turbo de 210 cv e 30,5 kgfm de torque, números que só ficam atrás do Equinox. Realizar ultrapassagens ou trafegar em velocidades mais altas não são problemas para o JAC grandalhão. E é bom saber, ainda, que o consumo do T80, de acordo com os parâmetro do Inmetro, não fica muito distante da média da categoria, embora na vida real é preciso tratar o acelerador com bastante suavidade para conseguir se manter perto dos 8 km/l na cidade (somente a gasolina).
Talvez você não curta...
Apesar de ter uma lista extensa de itens de série, com direito a sistema de câmeras de 360º, o T80 peca por não possuir nenhum recurso de condução ou segurança semiautônoma, como piloto automático adaptativo ou frenagem de emergência. O porta-malas de meros 120 litros quando todos os bancos estão erguidos também é um fator depecionante no SUV.
Avaliação completa
Assista à nossa avaliação completa do JAC T80 diretamente no nosso canal no Youtube! Aproveite para se inscrever, porque toda semana temos conteúdos novos por lá!
Ponta do Lápis
Veja como o JAC T80 se sai diante dos seus rivais no nosso comparativo Na Ponta do Lápis:
Ficha técnica
Modelo | JAC T80 |
Motor | 2.0, 16V, 4 cilindros, turbo, dianteiro, transversal, gasolina |
Potência | 210 cv a 5.100 rpm |
Torque | 30,5 kgfm a 1.800 rpm |
Câmbio | Dupla embreagem, 6 marchas |
Tração | Dianteira |
Freios (d/t) | Discos ventilados / discos sólidos |
Suspensão (d/t) | McPherson / multibraço |
Dimensões (C/L/A) | 4,79 m / 1,90 m / 1,76 m |
Entre-eixos | 2,75 m |
Peso | 1.775 kg |
Porta-malas | 620 litros |