O Hyundai HB20S está perto de completar seis anos de idade e do jeito que a indústria está se renovando num ritmo cada mais rápido, é possível considerá-lo um veterano no mercado. Não é à toa que em 2019 a marca deve apresentar a nova geração da família HB20. Mas enquanto essa renovação não vem, a Kelley Blue Book Brasil avaliou no final do ano passado a versão topo de linha do sedã para tentar descobrir se ele ainda fazia por merecer seu posto de terceiro colocado no segmento, algo que acabou não se concretizando no final de 2018, por uma pequena margem de 528 unidades a menos que o Volkswagen Voyage, que com 32.683 unidades vendidas acabou lhe usurpando o lugar no pódio (cujo líder disparado é o Chevrolet Prisma, com 71.735 unidades ano passado, enquanto a segunda posição ficou com o Ford Ka Sedan, com 39.027 emplacamentos).
A versão Premium do Hyundai HB20S parte de R$ 72.290 atualmente, o que o faz rivalizar com as versões topo de linha do Chevrolet Prisma (LTZ), do Ford Ka Sedan (Titanium) e do Fiat Cronos (Precision). Você vai ver como ele se sai nessa disputa em termos de ficha técnica e equipamentos no vídeo na Ponta do Lápis abaixo!
Do que você vai gostar no Hyundai HB20S Premium 1.6
O modelo 2019 do HB20 recebeu retoques sutis no visual, como um novo preenchimento da grade frontal e rodas com desenho diferente, porém mesmo sem grandes novidades, o design do HB20S provou que envelheceu bem, pois ainda é capaz de agradar pelas linhas contemporâneas.
O principal trunfo do sedã da Hyundai, no entanto, é o seu desempenho. Embora ele não seja o mais pontente da categoria (como já foi um dia), os 128 cv produzidos pelo motor 1.6 dão conta do recado. Em rodovias, a sensação é a de que o propulsor não "sua" tanto para embalar o carro até os 120 km/h, demonstrando boa reserva de fôlego ainda. A atuação do câmbio automático de seis marchas é suave, mas é verdade que poderia ser um pouco mais rápida para entender maior pressão no pedal direito, agilizando as reduções. Ainda que o pico de torque chegue somente em rotações altas (a partir das 5 mil rpm), a curva de aproveitamento de potência é boa também na cidade para saídas de semáforos e ultrapassagens rápidas.
No quesito segurança, é bom destacar que nesta versão o HB20S traz dois airbags laterais além dos obrigatórios frontais. Mas há um revés...
Talvez você não curta...
Se há mais airbags, sente-se falta do controle eletrônico de estabilidade, algo que deve ser corrigido na próxima atualização do modelo, já que há concorrentes neste segmento que possuem o equipamento (que deverá ser obrigatório em carros novos nos próximos anos). A lista de equipamentos, aliás, não é o ponto forte do Hyundai, pois além do módulo de segurança, ele não traz controlador de velocidade de cruzeiro, nem câmera de ré.
O que também pode desagradar o interessado nele é a sensação de idade que ele transparece na cabine, o contrário do que falamos quando o vemos por fora. O painel de instrumentos é extremamente simples para um carro de R$ 72 mil e o acabamento, embora possua revestimento de couro em algumas partes, já está com um desenha um tanto ultrapassado.
Avaliação completa
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Ponta do Lápis
Comparamos a versão topo de linha do Ford Ka Sedan, a Titanium, com seus concorrentes. Dentre eles, o Hyundai HB20S Premium!
Ficha técnica
Modelo | Hyundai HB20S Premium |
Motor | 1.6, 16V, 4 cilindros, dianteiro, transversal, flex |
Potência | 128 cv a 6.000 rpm |
Torque | 16,5 kgfm a 5.000 rpm |
Câmbio | Automático, 6 marchas |
Tração | Dianteira |
Freios (d/t) | Discos / Tambor |
Suspensão (d/t) | McPherson / Eixo de torção |
Dimensões (C/L/A) | 4,23 m / 1,68 m / 1,47 m |
Entre-eixos | 2,50 m |
Peso | 1.086 kg |
Porta-malas | 450 litros |