Quando a Honda trouxe ao mercado a versão Touring turbo do HR-V o preço gerou muita polêmica. O SUV compacto, que já custava ousados R$ 110 mil para a categoria em 2018, elevou seu patamar de valor aos R$ 140 mil por causa do novo motor sobrealimentado. Contudo, embora seja absolutamente um número assustador, se compararmos o que o carro entrega em relação aos seus concorrentes com preços similares, o HR-V Touring não está tão distante assim da realidade.
A versão Touring do HR-V conta com o mesmo motor do Civic Touring. Trata-se de um propulsor 1.5 turbo de 173 cv e 22,4 kgfm de torque, que o deixam confortavelmente à frente dos rivais em termos de desempenho. Nesta faixa de preço em que a versão turbo é comercializada, o modelo bate de frente contra o Jeep Renegade na versão Trailhawk 2.0 (R$ 139.990) e fica próximo do Jeep Compass Longitude Flex (R$ 132.990) e Volkswagen Tiguan 250 TSI (R$ 129.990).
Do que você vai gostar no Honda HR-V Touring 1.5 turbo
Se você faz parte de um grupo, certamente limitado, de consumidores de SUV que priorizam o desempenho acima de outros atributos que um utilitário esportivo deve ter, é melhor evitar fazer um test-drive com o HR-V turbo, a não ser que você esteja preparado para fazer contas e descobrir se os R$ 139.990 cabem no seu bolso. Não é exagero dizer que a performance que o modelo entrega é tentador o suficiente para fazer com que sua emoção fale um pouco mais alto que a razão. É claro que não se trata de algo próximo de figuras como um Audi RS Q3, que é um SUVs verdadeiramente pensado para o desempenho, mas o HR-V encanta num contexto em que seus rivais são mais pragmáticos neste aspecto.
Além de ter disposição para acelerar e fazer ultrapassagens sem o menor esforço por conta da relação entre peso e potência que ele tem (pouco abaixo dos 8 kg/cv, patamar notável para a categoria), o ajuste mais firme da suspensão e as molas mais espessas, bem como a vetorização de torque, garantem um bom equilibrio da carroceria e prazer ao dirigir por estradas sinuosas. É bom ressaltar que tal adaptação do conjunto não prejudicou muito o conforto. O HR-V Touring é um pouco mais firme ao absorver impactos, sim, mas nada que atrapalhe a experiência a bordo do carro na cidade.
Para os momentos de passeio mais sossegado ou preocupação com o consumo, o HR-V demonstra que não há risco de alienar consumidores menos afoitos à esportividade, tornando-se dócil o suficiente para fazê-lo esquecer que possui 173 cv disponíveis no seu pé direito, rodando 11,4 km/l na cidade e 12,6 km/l em rodovias, somente a gasolina, segundo o Inmetro.
Os outros atributos do SUV são compartilhados com as demais versões dele. O amplo aproveitamento de espaço da cabine, capaz de abrigar até três adultos, e a sua versatilidade por conta do sistema ULT de rebatimento dos bancos (que permitem várias opções de acomodação de bagagens) já são marcas registradas do modelo.
A versão topo de linha do HR-V também já vem bem recheada de série. Ela conta com 6 airbags, controle de estabilidade, ar-condicionado automático e digital, DRL de LED, faróis de LED, faróis de neblina, freio de estacionamento eletrônico, sensores traseiro e dianteiro, câmera de ré, piloto automático, sensor de chuva, central multimídia touchscreen com Android Auto e CarPlay, chave presencial, partida por botão, acendimento automático dos faróis, detector de ponto cego e teto solar panorâmico.
Talvez você não curta...
Embora esta lista acitada acima seja respeitável, por R$ 140 mil, sente-se falta de mais recursos de assistência à condução, como controle de velocidade adaptativo e assistente de permanência na faixa. O HR-V também poderia ter um acabamento mais refinado, com materiais mais macios no painel e um painel de instrumentos parcialmente digital, pelo menos, à exemplo do Civic Touring, com, quem sabe, head-up display. O que o exime de um revés maior é perceber que nesta faixa de preço, os seus rivais SUVs também cometem estes mesmos vacilos (como você poderá ver no segundo vídeo abaixo).
Apesar de a cabine ser bastante versátil como falamos, o porta-malas da versão Touring tem capacidade para 393 litros, o que é consideravelmente menos do que os 437 litros das outras versões. Esta redução volumétrica ocorre por causa da exclusiva dupla saída de escapamento que trabalha junto com o motor 1.5 turbo.
Avaliação completa
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Ponta do Lápis
Comparamos o Honda HR-V Touring 1.5 turbo com seus rivais da categoria mais próximos em preço. Veja qual foi o nosso veredito:
Ficha técnica
Modelo | Honda HR-V Touring |
Motor | 1.5, 16V, turbo, 4 cilindros, dianteiro, transversal, gasolina |
Potência | 173 cv a 5.500 rpm |
Torque | 22,4 kgfm a 1.700 rpm |
Câmbio | CVT |
Tração | Dianteira |
Freios (d/t) | Discos ventilados / discos sólidos |
Suspensão (d/t) | McPherson / eixo de torção |
Dimensões (C/L/A) | 4,33 m / 1,77 m / 1,60 m |
Entre-eixos | 2,61 m |
Peso | 1.380 kg |
Porta-malas | 393 litros |