A Volkswagen lançou nesta quarta-feira (5) a mais potente versão que um Jetta já teve no Brasil. Batizada de GLI, a configuração é importada do México e traz sob o capô o mesmo conjunto mecânico do Golf GTI, ou seja: motor 2.0 turbo de 230 cv e 35,7 kgfm de torque. A novidade chegará às concessionárias ainda este mês por R$ 144.990.
Esta é a primeira vez que a marca traz para o Brasil um carro com a sigla GLI. As três letras correspondem a Gran Luxury Injection, o que, de acordo com a companhia, distingue o modelo das outras três letrinhas mais conhecidas por se tratar de um modelo topo de linha, não uma versão intermediária (por isso não é um GTS), e por ser um sedã (GTI é exclusivo dos hatches). Mas o que importa para o consumidor é que além do emblema na grade frontal e na traseira, o carro será facilmente reconhecido nas ruas pelo seu grande apelo esportivo, composto por grade preta em formato de colmeia cortada pela já conhecida fita vermelha dos esportivos da Volkswagen, para-choques e rodas de 18'' exclusivas, difusor traseiro, spoiler acoplado à tampa do porta-malas e duas saídas de escape. Na cabine, detalhes vermelhos compõem o ambiente mais esportivo da versão.
Sob o capô, o Jetta GLI compartilha tudo com o Golf GTI. O motor 2.0 turbo produz os mesmos 230 cv e 35,7 kgfm de torque, trabalhando com câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas e tração dianteira. E asim como o Golf, a versão GLI se beneficia de suspensão independente do tipo multilink atrás e mesmo tendo uma carroceria sedã, sua diferença de peso para o hatch é de apenas 61 kg. De acordo com a Volkswagen, o Jetta GLI é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos (6,8 segundos, para sermos mais precisos). As adaptações esportivas ainda incluem uma redução de 1,5 cm na altura do carro e freios redimensionados.
Entre os principais equipamentos de série da nova versão topo de linha do Jetta, estão: seis airbags, controle de estabilidade, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, faróis de LED, painel totalmente digital, central multimídia de 8'' com CarPlay e Android Auto e som Beats de 300 W. O único opcional disponível para esta versão é o teto solar panorâmico, que custa R$ 4.990.