Fim de jogo para o carro mais vendido da história da indústria automobilística brasileira. O Volkswagen Gol pendura as chuteiras após 42 anos e mais de 8 milhões de unidades produzidas com a série especial Last Edition teve a pré-venda iniciada nesta quarta-feira (23) com preço sugerido de R$ 95.990.
A edição de despedida terá apenas mil exemplares fabricados e devidamente numerados (650 unidades para o Brasil e 350 para exportação) - o que pode aumentar a cobiça pela versão derradeira do hatch. Os interessados podem se cadastrar no hotsite da Volkswagen, mas concessionários consultados pela reportagem da KBB Brasil já fazem a reserva do modelo com o pagamento de um sinal de R$ 5 mil.
VEJA TAMBÉM:
>> Sucessor do Gol, VW Polo Track estreia por R$ 79.990
Como é o Gol Last Edition
Segundo a Volkswagen o Gol Last Edition teve o desenvolvimento encabeçado por José Carlos Pavone, chefe de Design da empresa na América do Sul. A edição especial traz elementos visuais inspirados em versões antigas das gerações anteriores do Gol.
O Gol Last Edition será vendido apenas na cor vermelho Sunset metálico (mesma tonalidade dos SUVs Nivus e T-Cross), com pintura preta nas maçanetas, nos retrovisores e na faixa horizontal que atravessa a tampa do porta-malas interligando as lanternas escurecidas. O modelo ainda conta com molduras plásticas nos para-lamas (as mesmas da versão Track) e rodas de liga leve de 15 polegadas também na cor preta.
Faróis de neblina, faixas pretas nas laterais e emblemas, alusivos às rodas Orbital do Gol GTI de primeira geração, nas colunas C também fazem parte do pacote estético da série.
O interior também recebeu detalhes exclusivos. Os bancos são revestidos com tecido especial com o emblema “Last Edition” nos encostos dianteiros. Volante e coifa da alavanca de câmbio têm acabamento em couro com costuras vermelhas. Na imagem divulgada pela Volks é possível ver que o carro possui pedaleiras em alumínio e uma plaqueta no painel com o número de série.
Em termos de equipamentos, a edição de despedida do Gol deverá receber de série o pacote Urban Completo, oferecido por mais de R$ 8 mil na versão 1.0 MPI. Com isso, o Gol Last Edition terá airbags frontais, freios com ABS, ar-condicionado, volante com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo, central multimídia Composition Touch com tela de 6,5” sensível ao toque, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico e sensor de estacionamento traseiro.
A motorização será a MPI 1.0 flex de três cilindros, que entrega até 84 cv de potência a 6.250 rpm e 10,4 kgfm de torque a 3.000 rpm, combinada ao câmbio manual de cinco marchas. O motor MSI 1.6 flex de 104 cv foi descontinuado no ano passado por não atender às novas leis de emissões do Proconve, órgão governamental que regula as normas antipoluição no Brasil.