Além dos dois carros híbridos flex que produzirá em São Bernardo do Campo (SP) a partir de 2027, a Volkswagen fabricará uma picape de porte intermediário em São José dos Pinhais (PR).
De acordo com o site Automotive Business, a nova picape será maior que a Saveiro para brigar no segmento dominado pela Fiat Toro. O modelo está sendo desenvolvido a partir da plataforma modular MQB para chegar ao mercado no começo de 2026.
No entanto, essa picape poderá ter um projeto mais simples que o do conceito Tarok, apresentado em 2018 durante o Salão do Automóvel de São Paulo. De acordo com a Mobiauto, a Volkswagen tentou conceber uma picape baseada na Tarok, mas por não ser contemplada pelo regime de tributação que beneficia veículos produzidos no Nordeste - como é o caso da Fiat Toro - a fabricante alemã optou por um modelo tecnicamente mais simples.
Essa picape aproveitará boa parte da estrutura do T-Cross, já fabricado no Paraná, como a suspensão dianteira, entre outros componentes, para reduzir os custos de produção.
A suspensão traseira, por sua vez, será de eixo de torção com componentes exclusivos para suportar cerca de 600 kg de capacidade de carga útil.
A motorização deverá ser a inédita híbrida flex 1.4 turbo de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, combinada ao câmbio automático de seis marchas do T-Cross.
O atual 1.0 turboflex de três cilindros de 128 cv e 20,4 kgfm não está descartado para versões mais simples voltadas ao uso comercial.