Após a Chevrolet ingressar no programa IncentivAuto, criado pela gestão do governador João Doria (PSDB) para fomentar investimentos na indústria local, outras empresas localizadas no ABC podem ser as próximas. Segundo o Automotive Business, Volkswagen e Toyota podem anunciar aportes de R$ 1 bilhão cada.
Caso se confirme, a dupla ganha o benefício de abatimento na cobrança de ICMS, entretanto, é necessário criar no mínimo 400 novos postos de trabalho. A isenção começa em 2,5%, mas pode chegar até 25% para investimentos superiores a R$ 10 bilhões.
As marcas ainda não comentaram o assunto, mas a reportagem garante que a Volkswagen será a primeira a anunciar o investimento. O valor bilionário seria usado para desenvolver um novo compacto de entrada abaixo do polo. Portanto, estamos diante de uma nova geração do Gol. A fabricação seria feita em Taubaté, no interior de São Paulo - a planta já produz up!, Voyage e Gol. A plataforma seria a modular MQB.
Já a Toyota finalmente financiaria a produção de um SUV compacto, que é a atual carência na gama da marca. O segmento é um dos mais rentáveis do mercado brasileiro, além do segundo em crescimento. O aporte será feito na fábrica de Sorocaba, mas com resultados previstos apenas em 2021. Na imagem acima está o conceito Daihatsu DN Trec, apontado como suposta inspiração do futuro SUV brasileiro.