O carnaval é um dos feriados com maior movimento nas estradas do Brasil, uma vez que muitas pessoas viajam para diversas regiões do país para cair na folia ou simplesmente aproveitar os dias de folga para descansar. Mas, para ter uma viagem tranquila, é preciso estar atento às boas condições do veículo, verificando itens básicos do motor, fluidos, óleo, pneus, freios, suspensão, etc.
No entanto, muitos motoristas ignoram alguns sinais do carro que indicam quando algo não vai bem. E as luzes do painel têm papel fundamental quando é preciso mostrar que algum sistema ou componente do veículo apresenta algum defeito.
O que significam as luzes do painel?
Antes de tudo, é importante entender que as luzes são separadas de acordo com a gravidade do problema. De acordo com a DOK Despachante, além de evitar multas, essas luzes podem prevenir muitos acidentes.
No caso das vermelhas, que apontam irregularidades de urgência, o defeito pode ser algo que compromete a segurança durante a condução do veículo. As amarelas, pedem atenção a alguma questão menos grave, mas ainda representam um defeito importante. As verdes são mais tranquilas, pois indicam o acionamento de algum componente do automóvel e permanecem acesas durante a utilização dele. São elas:
Luzes vermelhas
Luz de Bateria - A bateria do carro é como se fosse o coração do sistema elétrico. Por isso, a luz vermelha com o símbolo de uma bateria indica problemas nesse sistema automotivo. Vale ressaltar que a falha não necessariamente precisa ser na bateria, pode se tratar de mau funcionamento de componentes como alternador, cabos, chicotes, fios e até mesmo sensores.
Luz de temperatura de motor - identificada pelo que parece ser uma boia na água, a luz de temperatura do motor (ou luz de água) diz respeito à condição do líquido de resfriamento do motor e também indica se falta água ou há falha no sistema de arrefecimento. Se ela acender, pare imediatamente o carro e procure ajuda especializada. Muito provavelmente o motor do carro superaqueceu ou está muito próximo disso.
Luz de óleo - Esse é outro símbolo que requer atenção o mais rápido possível para evitar problemas no funcionamento do veículo. Ele denuncia falhas no sistema de lubrificação do motor, como baixo nível de óleo ou algo pior, e exige atenção imediata. Essa é uma das luzes do painel mais perigosas, afinal, se o motor trabalhar sem lubrificação, ele pode fundir.
Luz de airbag - A luz de airbag, que parece um bonequinho com balão, indica o funcionamento ou não desse dispositivo de segurança. Ou seja, se essa luz estiver acesa, o airbag pode não funcionar ou apresentar falha em caso de colisão. Para a segurança de todos os ocupantes do veículo, é vital que o motorista procure imediatamente uma oficina especializada, ou até mesmo a própria concessionária, para resolver esse problema o mais rápido possível.
Luz de freio de estacionamento - A luz de freio de estacionamento, também chamado de freio de mão, pode ser representada de várias formas: seja por um círculo vermelho contendo um ponto de exclamação ou um “P” dentro dele ou até mesmo pela palavra “Brake”. Ela indica o acionamento do freio de estacionamento e que, portanto, o motorista não deve tentar colocar o carro em movimento antes de liberá-lo.
Luzes amarelas
Luz de injeção eletrônica - A luz com um símbolo de motor de carro acende naturalmente no momento da ignição ou partida, mas deve se apagar logo em seguida. Se a luz de injeção eletrônica estiver acesa com frequência anormal, isso pode significar problemas no injetor ou no catalisador, o que aumenta o consumo de combustível e pode causar falhas na próxima ignição e até mesmo no funcionamento do motor.
Luz de pré-aquecimento de velas - A luz de pré-aquecimento de velas serve para indicar o aquecimento do combustível para partida em carros flex. Todavia, essa luz também alerta para questões sérias e que demandam atenção, como o desgaste de velas, corrosão de eletrodos e problemas no isolador.
Luz dos controles de estabilidade e tração (ESC) - A luz do carrinho derrapando representa o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e fica acesa enquanto o sistema entra em ação ou apresenta alguma falha. Esse recurso tem função de corrigir a trajetória do veículo e assume o comando do acelerador e do freio, por exemplo, para pôr o veículo de volta à rota adequada.
Luz de direção elétrica/hidráulica - A luz do “volantinho” ou com a sigla EPS no painel do carro é, na verdade, de direção elétrica e indica defeito nesse componente, como desregulamento do volante ou danos à caixa de direção. Vale ressaltar que, normalmente, essa luz acende após a partida e se apaga logo em seguida. O alerta vem quando o símbolo permanece aceso.
Vale destacar que se o veículo apresentar algum desses defeitos durante o seu uso, ele pode parar de funcionar imediatamente, correndo o risco de provocar acidentes por falha em sistemas essenciais do carro.
Evitando multas
As luzes do painel são tão importantes que, ao não obedecer às orientações que elas sugerem, o condutor pode levar multa. “Alguns sinais do painel alertam para casos de multas graves como ausência do cinto de segurança, pane seca por ausência de gasolina, itens obrigatórios como airbag e ABS e falhas no sistema de iluminação. Todos estes podem comprometer o bolso do motorista e, pior ainda, arriscar a vida de pessoas que também estão na estrada”, alerta Gregory Packs, CEO do DOK Despachante, uma das principais ferramentas de consulta pela placa e parcelamento de dívidas veiculares do Estado de São Paulo.
Sem falar que, o período do carnaval já é bastante suscetível por irregularidades que, devido ao caráter da festa, condicionam a algumas situações. Por exemplo, durante a folia as multas por excesso de passageiros, dirigir sob efeito de álcool, desrespeito ao limite de velocidade e dirigir de chinelos costumam aumentar. “Nestes dias, além da revisão do carro, é fundamental atenção para critérios que tornem o carnaval motivo apenas de celebração”, finaliza Packs.