A Toyota Hilux é um dos principais produtos da marca no Brasil. Líder de seu segmento, a picape pode ganhar a companhia de outro produto. A empresa japonesa decidiu registrar a picape Tacoma e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) revelou as intenções da marca.
Isso quer dizer que a picape será vendida por aqui? Não necessariamente. Apesar desse ser o primeiro passo para vender um novo produto nacionalmente, as marcas costumam proteger o design de seus veículos dessa forma. Sendo assim, podemos estar diante apenas de uma ação burocrática para proteger uma propriedade intelectual.
Aliás, a Tacoma e a Hilux já tiveram uma história juntas, mas nos Estados Unidos. Por lá, a Tacoma foi responsável por substituir a Hilux em 1995. O porte da novidade é ligeiramente maior, são 5,39 metros de comprimento contra 5,31 m da líder no Brasil. No entanto, ela conta com versões de caçamba longa que chegam a 5,72 m.
A Tacoma é um tipo de produto diferente. Como os estadunidenses possuem o costume de comprar picapes e utilizarem essencialmente nas cidades, ela foca mais no conforto e segurança, ao invés de capacidade de carga e off-road.
Nos Estados Unidos, a Toyota Tacoma é oferecida com motores 2.7 de quatro cilindros com 163 cv e 25 kgfm ou um 3.5 V6 de 281 cv e 36,6 kgfm, sempre abastecido com gasolina.