A Toyota deu mais um passo para ter um SUV compacto no Brasil. A marca registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) peças de design do Raize, apresentado no Japão. Como já explicamos antes, isso não signifca que o modelo necessariamente será vendido aqui, mas é um dos primeiros passos.
O que sabemos é que o modelo será feito sobre a plataforma GA-B. Essa arquitetura é derivada da utilizada no sedã médio e no Prius. O investimento para fazer o modelo por aqui será de R$ 1 bilhão, já anunciado pela Toyota.
A grande dúvida fica a respeito da motorização. O modelo exibido em Tóquio era equipado com motor 1.0 turbo de três cilindros a gasolina de 98 cv de potência e 14,8 kgfm de torque. Por aqui, o motor do Yaris, tanto 1.3 quanto 1.5, já estão datado. Enquanto o 2.0 do Corolla ou mesmo o conjunto híbrido ppodem encarecer demais o projeto. De qualquer maneira, o lançamento só está previsto para 2021.
Curiosamente, o registro no Inpi foi feito pela Daihatsu, subsidiária da Toyota, que tem uma versão do Raize chamado Rocky. Inspirado no RAV4, o SUV japonês mede 3,99 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,62 m de altura e 2,52 m de distância entre-eixos. O porta-malas acomoda 369 litros de bagagem. Por aqui é possível que o modelo cresça um pouco.