A Toyota anunciou nesta quinta-feira (23) que o novo Rav4 já tem data para desembarcar no Brasil. O modelo começará a ser vendido a partir do dia 13 de junho em sua quinta geração importada do Japão e terá apenas duas versões, ambas equipadas com motorização híbrida: a S Hybrid (R$ 165.990) e a SX Hybrid (R$ 179.990).
O novo Rav4 já está sendo vendido em outros países desde o ano passado, conforme a própria KBB Brasil noticiou, na época do lançamento da nova geração do SUV. Além da total repaginada no visual, que em nada lembra o modelo que ele substitui tendo adotado uma abordagem que transmite muito mais robustez e tendência aventureira, o novo Rav4 conta com uma nova plataforma, a TNGA (que também está presente na nova geração do Corolla e do Prius). No geral, o utilitário ficou mais curto e mais baixo, mas ganhou em largura e distância entre-eixos, com as seguintes dimensões: 4,60 m (-5 mm) de comprimento, 1,85 m (+ 10 mm) de largura, 1,68 m (-10 mm) de altura e 2,69 m (+ 30 mm) de entre-eixos.
O conjunto motriz do novo Rav4 é composto por um motor a gasolina 2.5 16V, de quatro cilindros com comando de válvulas variável (VVT-i) e um sistema de injeção direta e indireta batizado de D-4S, aliado à três propulsores elétricos (alimentados por uma bateria de níquel-hidreto) que totalizam 222 cv de potência. Um câmbio CVT (chamado de HEV pela companhia) comanda a transmissão que é completementada por tração nas quatro rodas. Quanto à dirigibilidade, o Rav4 vai oferecer quatro modos de condução, incluindo um 100% elétrico, cuja autonomia não foi divulgada. O que mais impressiona em relação ao desempenho do SUV é a sua eficiência, prometida a 12,8 km/l na cidade e 14,3 km/l em rodovias, somente a gasolina.
Juntamente com a estreia do novo Rav4, a Toyota aproveitará para oferecer, pela primeira vez no Brasil, o pacote de segurança à condução Toyota Safety Sense, que engloba uma série de recursos indisponíveis no Brasil até a chegada do novo SUV por aqui. São eles: alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de permanência na faixa, piloto automático adaptativo (ACC) e farol alto automático. Além disso, o Latin NCAP já assegurou que o novo Toyota Rav4 importado do Japão garante segurança máxima aos ocupantes ao ser classificado com 5 estrelas (a maior nota do instituto) para a proteção dos passageiros da frente e de crianças com cadeirinha atrás em diversos crashtests, como você pode ver neste link ou no vídeo abaixo:
Veja quais são os principais equipamentos de cada versão do Rav4:
S Hybrid (R$ 165.990): 7 airbags, faróis de LED com ajuste automático de altura, bancos de couro, bancos dianteiros com ventilação, banco do motorista com memória para duas posições além da regulagem elétrica de seis posições, sistema de áudio com tela de LCD sensível ao toque de 7” combinando com o painel de instrumentos de TFT de 7”, partida por botão,chave presencial, rodas de liga leve de 18”, controle de climatização digital automático com duas zonas de atuação e saída para os bancos traseiros, freio de estacionamento com acionamento elétrico com função Auto Hold, controle eletrônico de tração, controle de Assistência de Subida em Rampa (HAC), Sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade e Controle de Reboque e Oscilação
SX Hybrid (R$ 179.990): todos os itens da S, mais teto solar panorâmico, carregador de celular sem fio ou por indução, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro), sistema de transmissão com função Paddle Shift e pacote de segurança ativo Toyota Safety Sense (TSS).
Caso você não queria esperar pela nova geração do Rav4 ou quer aproveitar os descontos que surgirão para adquirir o modelo atual, veja a nossa avaliação diretamente no nosso canal no Youtube! Aproveite para se inscrever por lá, porque toda semana publicos um vídeo novo para você!