O Corolla está no olho do furação, com tudo acontecendo com ele ao mesmo tempo. Além de ganhar sua linha 2019, agora com preços mais baixos para a versão GLi, com bancos de couro e câmbio CVT, a mesma versão de entrada ganhou um recall por conta de problemas em sua transmissão que podem limitar a velocidade máxima do sedã a 60 km/h. E outro por conta do airbag do passageiro, ligado ao maior recall do mundo, o dos airbags da Takata. Mas falemos de uma coisa de cada vez.
Com relação ao problema na transmissão, o cerne do problema é a programação errada da ECU (Electronic Control Unit, ou unidade de controle eletrônico). Por conta dessa programação, a válvula solenoide da transmissão pode apresentar problemas derivados de diferenças de informação detectadas pela ECU. Com isso, uma luz de advertência se acende no painel e o carro passa a ter a velocidade limitada a 60 km/h. O defeito afeta 65.963 unidades do Corolla GLi, mais especificamente os que constam da tabela abaixo.
Modelo | Data de fabricação | Chassis envolvidos | |
Código alfanumérico | Últimos 8 dígitos do chassi | ||
Corolla GLi 1.8 automático CVT | 31/10/2013 a 11/08/2017 | 9BRBL3HE* | J0104446 - J0125110 |
9BRBLWHE* | F0001003 - H0104445 |
Apesar de o defeito não representar um risco de segurança para o motorista ou os ocupantes, segundo a Toyota, o reparo envolverá a reprogramação da ECU e, eventualmente, o reparo da própria CVT. Não há estimativa de tempo para o conserto, mas a Toyota informa que ele poderá ser agendado a partir do dia 16 de abril. Confira no site da Toyota se seu Corolla está envolvido e use os meios que o site oferece para agendar o serviço, se for preciso.
O defeito nos airbags já é mais do que conhecido, mas não custa repisar: o deflagrador da bolsa sofre oxidação e solta pedaços de metal quando ele é aberto. Que funcionam como tiros, para explicar grosseiramente. E o airbag pode ser acionado sem que haja uma batida, outro risco gigantesco. Portanto, não enrole para fazer a correção. A lista de envolvidos está na tabela abaixo e também no site da Toyota.
Modelo | Data de fabricação | Chassis envolvidos | |
Código alfanumérico | Últimos 8 dígitos do chassi | ||
Corolla | 07/01/2013 a 20/12/2013 | 9BRBD48E* | D2602000 - E2642203 |
9BRBL42E* | D4759577 - E4789205 |
Linha 2019
Sem mudanças expressivas em aparência, o Corolla 2019 traz uma notícia pouco vista na história do modelo: uma redução de preços. Se o GLi antes custava R$ 92.690 com câmbio automático e bancos de couro, a linha 2019 agora sai por R$ 89.990. Uma redução expressiva de preço, que a Toyota usa para ampliar as vendas da versão mais em conta do sedã. As demais, que nunca tiveram problemas em vendas, estão até R$ 950 mais caras. E devem continuar a vender do mesmo jeito. Confira os novos preços abaixo.
Modelo | Versão | Preços |
Corolla 2019 | GLi Couro | R$ 89.990,00 |
XEi | R$ 105.690,00 | |
XRS | R$ 111.270,00 | |
Altis | R$ 118.850,00 |