Após anunciar uma nova plataforma modular, inspirada no TNGA, mas voltada a modelos compactos, a Toyota confirmou um investimento de R$ 1 bilhão no Brasil. A informação foi revelada em evento na sede do Japão com presença do governador do estado de São Paulo, João Doria.
O valor será revertido para a fábrica de Sorocaba, no interior do Estado, onde a empresa já produz Etios e Yaris. O valor provavelmente será usado para construir um inédito SUV compacto. No entanto, não esperem pelo CH-R, o modelo para mercados emergentes deverá ser baseado no conceito Daihatsu DN Trec.
Apesar do anúncio, a marca informa apenas que o novo produto estará nas lojas em 2021 e que mais informações a respeito do modelo, bem como motorizações e plataforma, serão disponibilizadas somente em "momento oportuno".
Essa é uma reivindicação antiga dos concessionários e uma carência da linha Toyota, que viu nos últimos anos a Honda, principal concorrente, lucrar consideravelmente com o HR-V. Agora, o segmento está consolidado e há diversos concorrentes.
Com o anúncio de investimento, a Toyota participará do Programa IncentivAuto - Gerando Emprego e Renda. Com isso, poderá ter o abatimento de cobrança de ICMS, entretanto, é necessário criar no mínimo 400 novos postos de trabalho. A isenção começa em 2,5%, mas pode chegar até 25% para investimentos superiores a R$ 10 bilhões.