O Renault Logan foi lançado no Brasil em 2007, marcando a estreia da subsidiária romena Dacia no mercado nacional. Com a proposta de ser um sedã compacto acessível, robusto e com amplo espaço interno, rapidamente conquistou consumidores que buscavam custo-benefício, praticidade e baixo custo de manutenção. Produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR), chegou como opção de sedã de entrada, equipado com motores 1.0 16V e 1.6 16V flex, ambos com câmbio manual de cinco marchas. Destacou-se rapidamente pelo generoso espaço interno e porta-malas de 510 litros, tornando-se referência para famílias e frotistas.
Durante sua trajetória, o Logan consolidou-se com novas versões e melhorias. A inclusão do motor 1.6 8V proporcionou uma opção com menor custo de manutenção, enquanto o retorno do motor 1.6 16V em 2011 trouxe a adição do câmbio automático de quatro marchas, elevando o conforto. Em 2014, foi lançada a segunda geração, com design renovado e avanços no acabamento e equipamentos, mantendo o foco no espaço interno e preço acessível. Em 2016, o modelo adotou os novos motores da família SCe, incluindo o moderno 1.0 de três cilindros e o 1.6 16V, que se mostraram mais eficientes e econômicos. Três anos depois, o Logan recebeu sua última atualização visual, passou a oferecer câmbio CVT em algumas versões e ganhou suspensão elevada, adaptando-se melhor às ruas brasileiras.
Nos últimos anos de vida, o Logan ficou restrito às versões de entrada, como Life e Zen, com motor 1.0 12V de 82 cv e câmbio manual de cinco marchas. A Renault confirmou oficialmente o fim da produção do modelo em outubro de 2024. As últimas unidades foram destinadas majoritariamente a empresas e locadoras, marcando o encerramento de uma trajetória de 17 anos no país.
Ao longo de suas duas gerações, o Logan contou com diversas versões. Na primeira geração, os destaques foram a versão de entrada Authentique (com motores 1.0 e 1.6), a intermediária Expression e a topo de linha Privilege. Já na segunda geração, as versões continuaram com nomes similares, como Authentique, Expression e Dynamique, sendo gradualmente substituídas por novas configurações como Life, Zen, Intense e Iconic, com motores SCe 1.0 e 1.6 e opções de câmbio manual ou CVT. As versões Life e Zen dominaram o portfólio nos últimos anos, enquanto a Iconic representava o topo da linha, com acabamento superior e mais equipamentos.
O modelo atingiu seu auge em 2014, com mais de 46 mil unidades emplacadas, impulsionado pela nova geração. A partir de 2015, as vendas caíram gradualmente, refletindo a mudança do mercado e a preferência crescente por SUVs e hatches. Em 2022, foram vendidas cerca de 10.320 unidades. Em 2023, esse número caiu para aproximadamente 4.559 unidades, uma queda de 55,8% em relação ao ano anterior. Até setembro de 2024, foram registradas cerca de 4.488 unidades, sendo a maioria destinadas a empresas, com destaque para setembro, quando 1.961 dos 1.978 carros vendidos foram para locadoras.
Durante sua trajetória, o Logan enfrentou diversos concorrentes no segmento de sedãs compactos, como o Volkswagen Voyage, o Fiat Cronos, o Chevrolet Onix Plus e o Hyundai HB20S. Cada um oferecia diferentes propostas de motorização, conforto e tecnologia, competindo diretamente com o Logan pelo público que buscava espaço e economia.
Entre as curiosidades que marcaram o Logan, destaca-se o fato de o modelo ter sido a base para o desenvolvimento do Renault Sandero, hatch lançado no mesmo ano. O Logan também contribuiu para mudar a percepção dos brasileiros sobre os carros de origem francesa, demonstrando robustez, mecânica simples e suspensão adaptada às condições locais. Nos últimos anos, tornou-se um modelo popular entre motoristas de aplicativo e empresas, enquanto o público geral migrou para outras categorias. Apesar do encerramento da produção do modelo de segunda geração em 2024, a Renault lançou oficialmente o Logan 2025 no Brasil, mantendo a proposta de sedã compacto acessível, com algumas atualizações voltadas ao mercado corporativo.