O Gurgel BR-800 é um dos maiores símbolos da indústria automobilística nacional, sendo o primeiro carro de passeio totalmente projetado e fabricado no Brasil, com tecnologia 100% nacional.
O projeto nasceu do sonho do engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, que desejava criar um carro acessível, econômico e adaptado à realidade brasileira. O BR-800 foi apresentado ao público em 1987 e lançado oficialmente em 1988, após anos de desenvolvimento e com uma fábrica própria em Rio Claro (SP). Seu design era compacto (3,19 metros de comprimento), leve (cerca de 650 kg) e inovador, com carroceria de plasteel (fibra de vidro, plástico e aço) e motor Enertron de dois cilindros, refrigerado a água, projetado pela própria Gurgel.
Inovações e Estratégias
O BR-800 foi pioneiro em soluções de baixo custo, como a estrutura tubular e o uso de materiais compostos, além de um motor nacional inédito para carros populares. Para financiar a fábrica, Gurgel adotou uma estratégia incomum: nos dois primeiros anos, só podia comprar o BR-800 quem adquirisse ações da empresa, o que elevava o preço do carro.
Incentivos e Mercado
O governo concedeu ao BR-800 um benefício fiscal exclusivo, com IPI de apenas 5%, tornando-o competitivo frente aos rivais nacionais. O carro rapidamente se tornou símbolo do “carro popular” brasileiro, mas enfrentava críticas quanto ao desempenho modesto, acabamento simples e conforto limitado.
Desafios e Fim da Produção
Em 1990, o governo estendeu o incentivo fiscal para todos os carros até 1 litro, beneficiando principalmente o Fiat Uno Mille, que era maior, mais potente e confortável, tornando o BR-800 menos atraente. A abertura do mercado para importados e dificuldades financeiras internas agravaram a situação da Gurgel, que encerrou a produção do BR-800 em 1991, após cerca de 7.000 unidades fabricadas. A produção do Gurgel BR-800 no Brasil começou em 1988 e chegou ao fim em 1991 e, após três anos de mercado, foi sucedido pelo Gurgel Supermini.
Legado
Apesar de sua produção curta, o BR-800 permanece como símbolo de inovação, resistência e do sonho de uma indústria automobilística independente no Brasil. O carro é hoje objeto de desejo de colecionadores e inspiração para quem acredita na capacidade tecnológica nacional.
PRINCIPAIS VERSÕES E MOTORES
Veja a seguir as principais versões e detalhes dos motores:
Versão |
Motor |
Potência |
Torque |
Observações |
BR-800 |
Boxer 2 cil. 792 cm³ |
32-36 cv |
6,2-6,6 kgfm |
Motor próprio Gurgel Enertron |
BR-800 Super |
Boxer 2 cil. 792 cm³ |
32-36 cv |
6,2-6,6 kgfm |
Acabamento levemente aprimorado |
PRODUÇÕES E VENDAS
O Gurgel BR-800 foi produzido entre 1988 e 1991, com algumas unidades ainda sendo comercializadas no início de 1992. Ao longo desse período, aproximadamente 7.100 unidades foram fabricadas.
PRINCIPAL CONCORRENTE
O principal concorrente do BR-800 surgiu em 1990, quando o governo estendeu o benefício fiscal do IPI reduzido para todos os carros com motores de até 1 litro. O Uno Mille, lançado pela Fiat, oferecia desempenho superior, acabamento melhor e mais espaço interno, custando praticamente o mesmo que o Gurgel.
CURIOSIDADES
- Os vidros das portas não eram do tipo convencional (que sobem e descem), mas sim de correr, deslizando horizontalmente, uma solução rara em carros nacionais e que também existia em modelos esportivos como a Ferrari F40.
- Nos dois primeiros anos, só era possível comprar o BR-800 adquirindo também ações da Gurgel Motores S/A, como forma de financiar a expansão da fábrica. O comprador pagava pelo carro e por um lote de ações, o que encarecia o modelo em relação aos concorrentes.
- O estepe ficava em um compartimento externo, acessado por uma pequena tampa na traseira, e o porta-malas tinha apenas 138 litros.