O Ford Galaxie, lançado no Brasil em 1967, foi o primeiro automóvel de passeio nacional da Ford, baseado no modelo americano. Conhecido por seu tamanho imponente, conforto e tecnologias avançadas como direção hidráulica e ar-condicionado, ele conquistou a elite e se tornou um símbolo de luxo e prestígio durante sua primeira geração (1967-1970), especialmente no contexto político da ditadura militar.
Na segunda geração (1971-1983), o Galaxie evoluiu com o modelo Landau, que representava sofisticação e exclusividade. Apesar da crise do petróleo e da forte concorrência de Chevrolet Opala, Dodge Dart e Impala, o Galaxie manteve sua posição de destaque, sendo até usado como carro presidencial. Ele passou por atualizações de design e mecânica para se adaptar às mudanças do mercado.
Produzido em diferentes versões como 500, XL, LTD e Landau, o Galaxie era equipado com motores V8 potentes. No entanto, o alto custo de manutenção e consumo acabou prejudicando suas vendas. Foram fabricadas cerca de 77 mil unidades até o encerramento de sua produção em 1983, marcando o fim de uma era de carros de grande porte no Brasil.
Além de suas características técnicas, o Galaxie se tornou um ícone cultural, presente em filmes, novelas e músicas.
Ele recebeu o prêmio de "Carro do Ano" em 1967 e destacou-se em competições como a Nascar. Modelos históricos, como o Galaxie 500 de Juscelino Kubitschek, permanecem preservados, reforçando sua relevância na história brasileira.