TRAJETÓRIA
1991 – O Começo de Uma Nova História
No final de 1991, o Fiat Tempra desembarcou no Brasil trazendo um novo padrão de sofisticação para os sedãs nacionais. Com versões Prata e Ouro, acabamento refinado e motor 2.0, ele marcou o início de uma era em que a Fiat mostrava que podia ir além dos compactos.
A versão Ouro oferecia mais equipamentos (mais luxuosa), enquanto a versão Prata trazia um conjunto mais simples (básica).
1992 – Produção Nacional e Adaptação Brasileira
Em 1992, o Tempra passou a ser produzido em Betim, Minas Gerais, com adaptações para as nossas estradas e clima. Suspensão reforçada, detalhes de acabamento e um padrão europeu de qualidade. O sedan da Fiat começava a conquistar espaço nas garagens do país, mostrando que luxo e robustez podiam andar juntos.
1993 – O Ano da Revolução Tecnológica
O Fiat Tempra 16V foi lançado no Brasil em 1993 e marcou a história da indústria automobilística nacional ao ser o primeiro carro fabricado no país com motor de 16 válvulas, trazendo quatro válvulas por cilindro e duplo comando no cabeçote
1994 – Novos Rumos e Mais Espaço
O lançamento do Fiat Tempra Turbo em abril de 1994 marcou um divisor de águas no mercado brasileiro de sedãs médios. Apresentado como linha 1995, o modelo chegou trazendo inovações inéditas entre os carros nacionais, sendo o primeiro sedã fabricado no Brasil a contar com motor turbo de fábrica. Em 1994, a linha também ganhou injeção eletrônica e a perua Tempra SW, sinônimo de espaço e versatilidade. Era a Fiat mostrando que o Tempra podia ser família, trabalho e aventura, tudo ao mesmo tempo.
1995 – Stile: Emoção e Elegância
O Stile chegou para elevar ainda mais o patamar, combinava elegância e potência em um sedan familiar. Foi o ano em que o Tempra mostrou que podia ser clássico e esportivo ao mesmo tempo
1996 – Novos Ares, Novo Visual
Em 1996, o Tempra passou por uma reestilização: faróis e lanternas redesenhados, interior renovado e a versão SX foi lançada. Era a Fiat atualizando o visual de um ícone, sem perder o charme e a personalidade que já conquistavam tantos admiradores.
1997 – Sofisticação em Alta
O Tempra 1997 trouxe ainda mais conforto, acabamento refinado e tecnologia. Para muitos, foi o ápice do modelo, com versões completas e motores potentes. Foi lançado a versão HLX. Essa configuração representava uma evolução em comparação ao Tempra Ouro e foi desenvolvida com a intenção de disputar mercado com modelos como o Vectra B. O HLX 16V também trazia algumas atualizações visuais que já haviam sido incorporadas à linha de 1996.
1998 – O Despedida de Um Ícone
Em 1998, o Tempra se despediu das linhas de montagem brasileiras. Foram anos marcando presença nas ruas e corações de quem buscava um sedan diferenciado. O fim da produção foi o início da lenda, o Tempra se tornou um clássico instantâneo, lembrado até hoje com carinho por sua inovação, conforto e ousadia.
PRINCIPAIS VERSÕES E MOTORES
Tempra Ouro carburado: 2.0, 8 válvulas, 99 cv, carburado.
Tempra Prata carburado: 2.0, 8 válvulas, 99 cv, carburado.
Tempra Ouro injeção eletrônica: 2.0, 8 válvulas, 105 cv, injeção eletrônica.
Tempra Prata injeção eletrônica: 2.0, 8 válvulas, 105 cv, injeção eletrônica.
16V: 2.0, 16 válvulas, 127 cv, injeção multiponto.
SW: 2.0, 8 válvulas, 109 cv, injeção eletrônica, perua.
Turbo: 2.0, 8 válvulas, 165 cv, turbo, injeção eletrônica.
Stile: 2.0, 8 válvulas, 109 cv (aspirado) ou 165 cv (turbo), versão topo de linha.
SX: 2.0, 8 válvulas, 105 cv, injeção eletrônica, versão intermediária.
PRODUÇÃO E VENDAS
Em termos de vendas, o Tempra teve um desempenho relevante no mercado brasileiro, especialmente nos primeiros anos. Em seu auge, chegou a ser um dos sedãs médios mais vendidos do país, atraindo consumidores pelo seu pacote tecnológico e bom desempenho. Ao longo de seus anos de comercialização no Brasil, foram produzidas e vendidas aproximadamente 204 mil unidades, o que consolidou seu papel como um dos modelos mais marcantes da Fiat nos anos 90.
PRINCIPAIS CONCORRENTES
Chevrolet Vectra
Oferecia motores 2.0 e 2.2, com bom desempenho e conforto, brigando diretamente com as versões mais completas do Tempra (como o HLX 16V e turbo).
Era forte no público executivo, mesmo perfil visado pela Fiat com o Tempra.
Volkswagen Santana
Competia com o Tempra em termos de espaço interno, conforto e versões com motor 2.0.
Embora com um projeto mais antigo, tinha credibilidade e manutenção fácil, o que o mantinha como alternativa real ao Tempra.
Ford Versailles
Compartilhava o motor 2.0 AP e tinha preço e posicionamento semelhantes ao Tempra.
Disputava o mesmo nicho de consumidores que buscavam sedãs médios com visual mais tradicional.
CURIOSIDADES
Estilo italiano com projeto internacional
O Fiat Tempra foi um projeto internacional da Fiat, com forte influência do estilo italiano. O design do Tempra foi assinado por Giorgetto Giugiaro, um dos mais renomados designers automotivos do mundo, responsável por diversos modelos icônicos da indústria automobilística.
O Tempra foi lançado inicialmente na Europa em 1990 e, além do Brasil e da Itália, também foi produzido em países como Turquia e Vietnã, sendo vendido em vários mercados da Europa, América Latina e Oriente Médio.
A Origem do Nome Tempra: Significado e Personalidade do Ícone da Fiat
"Tempra" vem do italiano e significa "têmpera" ou "temperamento", refletindo o espírito esportivo e robusto do modelo
Fiat Tempra 16V: O Sedã Brasileiro que Fez História na Fórmula 1 como Safety Car
Um dos momentos mais marcantes da trajetória do Fiat Tempra no Brasil foi sua aparição como Safety Car oficial do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.
Uma das imagens mais memoráveis da história do automobilismo brasileiro é o resgate de Ayrton Senna pelo carro de segurança após sua vitória no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 em 1993.
Com a invasão dos torcedores à pista do Autódromo de Interlagos, um Fiat Tempra utilizado como Safety Car naquela corrida, foi o responsável por buscar o piloto e levá-lo até o pódio.
Primeiro sedã nacional com motor 16 válvulas
O Tempra foi o pioneiro no Brasil ao oferecer um motor com quatro válvulas por cilindro, inaugurando a era dos motores 16V no país.
Fiat Tempra Turbo: O Primeiro Sedã Nacional a Ultrapassar os 220 km/h
O Fiat Tempra Turbo foi um dos pioneiros entre os sedãs nacionais a contar com motor turbinado. Lançado em 1994, destacou-se entregando 165 cv de potência e atingindo velocidade máxima declarada de 220 km/h.