A História do Chevrolet Astra no Brasil
O Chevrolet Astra desembarcou no Brasil em 1994, inicialmente importado da Bélgica, conhecido como "Astra Belga".
Oferecido nas versões hatchback e station wagon, equipado com motor 2.0 de 116 cavalos, destacou-se pela qualidade, robustez e ótima dirigibilidade.
Nesse período, cerca de 36.000 unidades foram comercializadas.
Curiosidade: As rodas de liga leve, oferecidas como acessório pouco comum na época, hoje são itens valorizados por colecionadores.
Produção Nacional e Consolidação (1998-2011)
Início da Produção Nacional
- Em 1998, a Chevrolet iniciou a fabricação do Astra na fábrica de São Caetano do Sul (SP).
- Passou a ser oferecido como hatchback (duas ou quatro portas) e sedã.
- Motorização variada: 1.8 8V, 2.0 8V e 2.0 16V.
- Ganhou rápido destaque por seu acabamento refinado, estabilidade e dirigibilidade, estabelecendo- se como um dos hatches médios preferidos do público.
Atualizações e Versões Esportivas
- Em 2000, lançamento da versão Sport 2.0 8V, com design esportivo (body kit, bancos e rodas exclusivos).
- Em 2003, grande reestilização recebeu a alcunha de "Locomotiva" por sua dianteira angulosa e agressiva.
- Retorno da nomenclatura CSI para as versões esportivas, com motor 2.0 16V de 136 cv e câmbio manual de cinco marchas.
- Modernização progressiva com direção eletro- hidráulica, airbags, ABS, ar-condicionado e teto solar (em versões selecionadas).
- Até o fim da produção, versões com motor 2.0 bicombustível, alcançando 133 cv usando gasolina e 140 cv com álcool.
Números de Vendas
- Total aproximado de 36.000 unidades importadas (1994- 1996).
- Produção nacional durou até 2011, totalizando aproximadamente mais de 300.000 unidades vendidas no Brasil.
- Em diversos anos dos anos 2000, foi o hatch médio mais emplacado no país, competindo fortemente com o Volkswagen Golf.
CURIOSIDADES E LEGADOS
Dinâmica Superior
O Astra ganhou fama por seu ajuste dinâmico superior, proporcionando excelente estabilidade em curvas, diferencial em comparação com concorrentes nacionais.
Convivência com Vectra GT
Durante sua continuidade, conviveu com o Vectra CT, modelo intermediário entre Astra e Vectra, compartilhando plataforma e motorização (lançado em 2007).
Ícone "Locomotiva"
A reestilização de 2003 ("Locomotiva") virou ícone entre fãs e colecionadores.
O Chevrolet Astra é um marco no segmento de hatches médios no Brasil, notório pela combinação de robustez mecânica, conforto e performance esportiva. Sua longa presença no mercado e significativa quantidade de unidades vendidas comprovam a relevância do modelo para a Chevrolet e para os consumidores brasileiros durante mais de uma década.