Após anunciar, em janeiro, a produção de veículos elétricos e híbridos no Brasil, a Great Wall Motors (GWM) confirmou qual será o primeiro carro que venderá no país. O SUV Haval H6 PHEV será inicialmente importado da China em versão híbrida plug-in para concorrer na categoria de Toyota RAV4 Hybrid e o fuuro Volkswagen Tiguan híbrido – portanto, podemos esperar preço acima dos R$ 250 mil.
Num segundo momento, provavelmente a partir de 2023, o Haval H6 será produzido em Iracemápolis (SP), na fábrica que a GWM adquiriu da Mercedes-Benz no ano passado.
De acordo com a fabricante chinesa, o SUV sofrerá diversas modificações na suspensão para suportar as péssimas condições de rodagem das ruas e estradas brasileiras. Já a motorização será adaptada para ser abastecida com a nossa gasolina, que possui até 27% de etanol em sua composição.
- Great Wall anuncia rede recarga de elétricos e híbridos no Brasil
Protótipo do Haval H6 PHEV que a Great Wall está testando no Brasil
Como é o Haval H6 PHEV?
Ainda sem previsão de vendas, o Haval H6 PHEV mede 4,65 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 2,74 m de distância entre-eixos – porte semelhante ao dos rivais citados no primeiro parágrafo.
Embora a GWM não tenha divulgado informações técnicas do veículo, o Haval H6 PHEV vendido na China pode ser equipado com um motor dianteiro a combustão 1.5 turbo de ciclo Miller, combinado a um ou dois propulsores elétricos alimentados por uma bateria de 41,5 kWh de capacidade. Segundo a marca chinesa, o SUV pode rodar até 200 km no modo totalmente elétrico, de acordo com as medições padronizadas pelo ciclo chinês NEDC.
Na configuração com apenas o motor elétrico dianteiro, o conjunto híbrido gera 330 cv de potência e 54 kgfm de torque. Na versão com propulsor extra instalado no eixo traseiro, os números sobem para 430 cv e 77,7 kgfm, respectivamente.
Além da variante híbrida plug-in (pode ser recarregada em tomadas e pontos de recarga), o Haval H6 deverá ter também uma versão híbrida convencional sem recarga externa. Dotado apenas do motor elétrico dianteiro, combinado à unidade a combustão, o SUV possui entre 230 e 260 cv, com torque máximo de 42 kgfm. Essa configuração deve estrear no ano que vem já produzida no interior paulista.
Mais nove lançamentos no Brasil
Além do Haval H6, a GWM pretende lançar mais nove modelos elétricos e híbridos no país. O SUV Jolion e a picape média Poer estão entre as futuras novidades da fabricante chinesa, previstas no aporte de R$ 10 bilhões que serão investidos no Brasil nos próximos dez anos.