Após lançar o SUV de sete lugares Tan EV (R$ 487.590), a chinesa BYD anuncia a chegada de mais um modelo elétrico ao mercado brasileiro. O sedã Han EV será vendido a partir do segundo semestre por R$ 539.990 em seu lote inicial (o número de unidades não foi divulgado).
Ostentando quase cinco metros de comprimento, o Han EV combina linhas elegantes com detalhes futuristas em sua carroceria “acupezada”. Apesar do caimento na parte traseira do teto, o porta-malas com abertura elétrica por meio de movimentos dos pés ainda acomoda 410 litros de bagagem.
Entre os principais equipamentos de série estão os faróis full LED, os bancos dianteiros com regulagem elétrica, aquecimento e ventilação, o ar-condicionado de duas zonas com saída para os bancos traseiros, o carregador de celular por indução, apienl digital de 12,3 polegadas e a chamativa central multimídia DiLink com tela giratória de 15,6", que pode ficar na posição horizontal ou na vertical ao toque de um botão.
A lista de equipamentos ainda traz piloto automático adaptativo, controles de estabilidade e tração, alerta para abertura das portas com monitoramento de ponto cego, aviso de colisão frontal com identificação e proteção de pedestres, assistente de permanência em faixa, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmeras com visão em 360°, reconhecimento de sinais de trânsito, além de sete airbags.
Desempenho de esportivo e autonomia de até 500 km
O Han EV é movido por dois motores elétricos, um dianteiro de 222 cv e um traseiro de 272 cv. A potência combinada é de 494 cv, enquanto o torque máximo é de 69,3 kgfm. Dotado de tração integral, o sedã elétrico acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e atinge velocidade máxima de 186 km/h.
De acordo com a BYD, o Han EV é o primeiro carro a oferecer a bateria Blade, uma tecnologia desenvolvida pela própria empresa e projetada para elevar o nível de segurança do componente.
A bateria de 76,9 kWh fornece autonomia de até 500 km (ciclo chinês NEDC) e pode ser abastecida de 30% a 80% em 25 minutos em recarregadores rápidos. Em apenas 10 minutos é possível obter 135 km de autonomia.
A marca chinesa afirma que o Han EV tem garantia de fábrica de cinco anos, enquanto a bateria tem cobertura de oito anos.
Concessionárias
A primeira concessionária da BYD no Brasil, do grupo Eurobike, foi inaugurada no dia 18 de abril, em São Paulo. A loja já entregou as primeiras unidades do Tan EV aos clientes que adquiriram o SUV. Outra revenda, do grupo Itavema, está confirmada para abrir as suas portas nos próximos meses no Rio de Janeiro. A BYD pretende terminar 2022 com concessionárias nos quatro estados na região Sudeste.
De acordo com a BYD, já estão confirmadas concessionárias em mais 20 cidades, com os principais grupos automotivos do Brasil, como Águia Branca, Dahruj, GNC, IESA, Parvi, Saga, Servopa, entre outros. O plano é chegar às 45 principais cidades do Brasil até o final do ano, com 100 concessionárias nomeadas até o final de 2023.